São Roque Projeto Escolar em Educação Ambiental


São Roque, 9 de Maio de 2010.

O Departamento de Educação em parceria com o Instituto Lotus lançará no fim deste mês durante a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, um projeto pioneiro para a aplicação da educação ambiental em todas as suas unidades escolares. Chamado de “São Roque Sustentável”, o programa tem por objetivo fazer com que as escolas adotem atitudes “ecoeficientes” visando a redução do consumo de recursos naturais como a água, energia elétrica e a redução da quantidade de lixo gerado em cada uma delas.
Iniciado em maio deste ano, o programa vem mobilizando seus mais de 10 mil alunos e tem por objetivo atingir, já no ano de 2010, toda a comunidade. A primeira iniciativa lançada foi o projeto “Minha escola ecoeficiente”, que visa exercitar a educação para a sustentabilidade por meio de ações na rotina escolar.

Para a condução do programa nas unidades escolares, professores receberam capacitação em diversos assuntos ligados à educação socioambiental. Eles são responsáveis por conduzir as equipes de apoio, chamadas de GOTA – Grupo Organizado pela Transformação Ambiental, compostas pelos diversos parceiros da comunidade escolar – alunos, professores, pais, funcionários e outros voluntários convidados a contribuir com as ações do programa.

Como primeira tarefa para as equipes “GOTA”, três eixos temáticos foram sugeridos: água, energia elétrica e resíduos. Os membros das equipes passaram a propor atividades visando a economia dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados pelas unidades a partir do exercício dos 3Rs - reduzir, reutilizar e reciclar. Os demais professores das unidades escolares foram sendo mobilizados para a implementação destas diretrizes em cada uma de suas disciplinas de forma multidisclipinar. Os organizadores já preparam a segunda fase do projeto, cujo objetivo será o envolvimento da comunidade local neste compromisso público pela sustentabilidade.

Resultados
A principal diferença entre esse programa e os projetos tradicionais de educação ambiental é que os eixos temáticos trabalhados pelas escolas serão orientados pelos conceitos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU e os projetos desenvolvidos serão avaliados periodicamente sob os aspectos da eficiência e qualidade pedagógica.

Segundo o coordenador do projeto, professor Wilson de Moraes Rosa Filho os resultados já podem ser observados nas escolas. “O projeto foi implantado em 5 de junho, Dia Mundial pelo Meio Ambiente, e desde então foram desencadeadas ações de redução no consumo de energia elétrica, água e desperdício de alimentos, coleta seletiva de recicláveis, óleo de cozinha entre outros. O trabalho dos ‘Gotas’ é o de intensificar a utilização destas medidas ecoficientes levantado os problemas, buscando soluções, como fazer as medições de água (controle do consumo), verificar e apagar as luzes das salas e/ou corredores onde não exista a necessidade de se manterem acesas, propor medidas para evitar o consumo exagerado de, por exemplo, copos descartáveis, entre outras”, explica.

Estes resultados obtidos pelas unidades escolares serão apresentados anualmente à sociedade em Conferencia Municipal organizada pelo departamento de educação, que nesse ano ocorrerá em 28 de novembro.

O coordenador explica que a proposta é que esse programa de desenvolvimento sustentável comece na escola e, a partir daí, sejam desencadeadas ações em toda a comunidade até atingir todo o município. “As expectativas são grandes, pois já contamos com ações concretas sendo executadas nas escolas com a perspectiva de serem levadas a diante”, finaliza.

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

A Conferência contará com representantes das 23 unidades escolares de ensino fundamental do município além da presença de diretores, professores, alunos e autoridades do município e do estado. O evento acontece em 28 de novembro, das 08h30 às 14 horas, na Brasital, localizada à Av. Aracai, 280, Vila Aguiar - São Roque.

fonte: Jornal da economia - http://www.jeonline.com.br/
São Roque lança projeto pioneiro de educação ambiental

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia