Incêndio no Butantan destrói maior acervo de cobras

Incêndio atinge Instituto Butantan

82 mil exemplares foram consumidos pelo fogo.
15/05/2010 10:52

Um incêndio que atingiu na manhã deste sábado o Instituto Butantan, localizado na zona oeste de São Paulo, destruiu o maior acervo de cobras dos trópicos do mundo. Foram destruídos 82 mil exemplares, que estavam no laboratório de répteis. Amostras de aranhas e escorpiões também foram consumidas pelas chamas.


"Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história", disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo, que teve início por volta das 7h35, foi controlado cerca de uma hora e meia depois. As causas ainda são desconhecidas, mas uma das principais hipóteses é de curto-circuito, já que o incêndio teve início após a chave de luz ter sido religada.
Ainda de acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido. Dez carros de bombeiro e 50 homens foram designados para o combate às chamas no Butantan. Uma perícia será feita no local e a previsão é de que o resultado seja divulgado em 30 dias.
Por meio de nota, o instituto informou que "o Butantan irá aguardar, entretanto, as investigações da perícia técnica sobre as causas desta ocorrência. Assim que o prédio for liberado pela perícia, o Instituto Butantan irá iniciar o levantamento sobre a perda da coleção" .
O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve no Butantan e solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

Incêndio no Instituto do Butantan destrói o maior acervo de cobras dos trópicos do mundo
77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo foram consumidas pelo fogo
AEAmpliarBombeiros demoraram cerca de uma hora e trinta minutos para controlar chama

Cem anos de história perdidos em incêndio emociona populares



Fundado em 1901, o Instituto Butantan é um centro produtor de vacinas e um importante centro de pesquisa biomédica. O laboratório trabalha em vários projetos sobre o uso de venenos de répteis, que estavam sendo provados no combate a doenças como a leishmaniose e o mal de Chagas.

Recentemente, o Butantan também foi o órgão público encarregado de desenvolver no Brasil a vacina contra a gripe H1N1, a partir da cepa fornecida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur

Fonte : IG - Notícias Último Segundo

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia