Educar para a vida, formar cidadãos para o mundo

FOTO: DIVULGAÇÃO
São 2.285 famílias assistidas com pelo menos um membro regularmente empregado e remunerado pelo Salão
Entidade completa 39 anos atendendo mais de 1.200 pessoas
No Salão do Encontro, as crianças saboreiam os prazeres da infância. Em meio ao verde, elas vivenciam a liberdade, compartilham com árvores frondosas o contar e ouvir histórias, dão asas à imaginação nos pequenos teares, brincam de casinha na fazendinha, ativam a curiosidade sobre os bichos que no ambiente vivem, fazem tintas da terra, amassam argila para criar formas e exercitar a criatividade.
Há 39 anos, a instituição, que fez aniversário na última quarta, 21, dissemina a formação diferenciada, com ações que promovem a educação de qualidade. No Salão do Encontro, as crianças crescem felizes, aprendem desde cedo a serem cidadãs do bem, respeitando o próximo e o meio ambiente.
Além da educação infantil, a entidade desenvolve educação complementar e integral para adolescentes e capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. Nas oficinas de artesanato, além da inclusão social de idosos e pessoas com necessidades especiais de baixa renda, centenas de famílias têm garantido trabalho digno e sustentável.
E por meio da valorização das tradições do artesanato mineiro, a instituição acredita no potencial de cada uma delas, proporcionando oportunidades e o despertar dos talentos.

As mais de 1.200 pessoas beneficiadas pelo Salão do Encontro convivem em paz, igualdade, sem distinção de raça, idade e classe social. A visão humanista e de respeito às singularidades, semeada por Dona Noemi Gontijo, fundadora da instituição, está presente nos seis programas da entidade: formação educacional (dos 4 meses aos 18 anos) por meio da creche, pré-escola, escola complementar e do programa Construindo Caminhos (para adolescentes e jovens aprendizes), formação profissional, geração de renda, habitação e saúde. A entidade também capacita pessoas de outras organizações com o intuito de multiplicar as técnicas do artesanato e gerar oportunidades de trabalho.
Anualmente, o Salão do Encontro recebe visita de estudantes, turistas e representantes de organizações nacionais e internacionais que buscam conhecer a originalidade e a beleza dos produtos e a experiência do Salão como uma das entidades sociais que mais se destacam no país.
O Salão do Encontro é patrocinado pela Prefeitura de Betim, Apromiv, Petrobras, Fiat Automóveis, Ministério da Cultura, Cemig, governo de Minas, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), V&M Mineração, W.K. Kellogg Foudation e apoiado pelo Criança Esperança.
Atualmente, cerca de 200 artesãos participam das oficinas artesanais, divididas em 17 modalidades.
Filhote
Estudar, brincar e criar. A união das três palavras está presente nos olhares, alegria e sorrisos das crianças e jovens menos favorecidos do bairro Laranjeiras. Desde 2006, a vida dos menores mudou com a implantação do Salão do Encontro Filhote na comunidade.
O projeto, fruto da parceria com a Teksid do Brasil e Prefeitura de Betim, possibilita que crianças e jovens tenham acesso a educação, cultura e lazer de qualidade. O Salão do Encontro Filhote beneficia 200 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 14 anos. Os monitores são pessoas preparadas no modelo de educação do Salão do Encontro quando crianças e jovens e que agora multiplicam os ensinamentos no Filhote.
No espaço, com ampla área verde, é promovido o aprendizado pela arte com atividades de circo, tear chileno, tapeçaria de sisal, cestaria, reforço escolar, aulas de libras, inclusão digital e marcenaria de brinquedos.

Sonho realizado
O Salão do Encontro, organização sem fins lucrativos, nasceu do sonho da mineira de Luz, professora Noemi Gontijo, e do frei Stanislau Bartold. Os amigos decidiram unir as experiências para combater a pobreza no bairro Santa Lúcia.
Nesses 39 anos, a instituição vem disseminando a missão de educar pelo trabalho, garantindo assistência a todas as gerações: pais, filhos e avós. Dessa forma, a entidade atua na valorização da família, no resgate da autoestima e na formação da cidadania.
Dona Noemi conta com uma equipe formada por pessoas que passaram sua infância e adolescência na instituição, hoje homens e mulheres, que, juntos, dão continuidade ao trabalho de semear esperança e dignidade. O Salão do Encontro é o exemplo real de que sonhos são possíveis de ser realizados.

Programas de Atendimento
O "acreditar nas pessoas" é a marca característica do Salão do Encontro. Hoje, as atividades realizadas na instituição são geridas através de setores de concentração, como os de captação, vendas e marcenaria.
Cada um deles é gerido por um profissional formado na entidade. Onde antes havia uma criança assistida pela obra, hoje, vê-se um profissional completo, um arrimo de família e, acima de tudo, um líder, que carrega os valores conquistados no Salão do Encontro.
--------------------------------------------------------------------------------

Programas que resgatam valores

O Programa Educacional do Salão do Encontro, implantado na creche, na pré- escola e na Escola de Ação Complementar, visa a oferecer, além da educação formal, o resgate do verdadeiro sentido dos valores humanos e culturais, propiciando às crianças e adolescentes atendidos oportunidades e privilégios para desenvolverem as habilidades instrumentais.
Um dos fundamentos centrais que contribuíram para a idealização das escolas foram a distribuição e o aproveitamento do espaço físico como estratégia para que as interações sociais e o estímulo à criação pudessem ter relevância para a formação das crianças.
A interação com os diversos espaços oferece às crianças a oportunidade de jogar, aprender, descobrir, conhecer, cantar, ouvir e contar histórias.
O estímulo à linguagem oral se dá em momentos específicos, como na hora dos contos, quando elas exercem sua livre expressão.
Ao longo dos 39 anos de Programa Educacional do Salão do Encontro, mais de 8.000 crianças e adolescentes receberam formação.

Geração de Emprego e Renda
Nas oficinas de produção artesanal, a instituição profissionaliza jovens e adultos, que, de acordo com a aptidão individual, passam por um processo de formação, o qual inclui o desenvolvimento das habilidades instrumentais em que têm prioridade os idosos e os portadores de necessidades especiais. Cerca de 200 artesãos participam das oficinas artesanais.

Atenção à saúde
O objetivo do programa de Atenção à Saúde é oferecer alimentação saudável, atendimento odontológico, psicológico, como condição essencial para a melhoria da qualidade de vida. Numa área de 11 hectares, a criação de gado jersey fornece leite para a creche e para os idosos. A horta é responsável pela produção de legumes e verduras de qualidade, sem agrotóxicos, sendo suporte para o fornecimento de refeições balanceadas servidas diariamente no refeitório da entidade. Todos os beneficiados diretos participam desse programa.

Atenção à moradia
Em parceria com uma empresa privada local, o Salão do Encontro viabilizou a construção de um condomínio para abrigar as famílias atendidas pela organização, em casas de mais de 70 metros quadrados, além de um quintal para jardins.
Atualmente, são 44 moradias entregues. A meta agora é a construção de uma praça de esportes e de parque para as crianças.


Arte que beneficia centenas de pessoas
Programa Educacional

Tipo de Atendimento: Creche
Faixa Etária: 4 meses a 3 anos
Número de Participantes: 74

Tipo de Atendimento: Pré–escola
Faixa Etária: 4 a 6 anos
Número de Participantes: 425

Tipo de Atendimento: Escola Complementar
Faixa Etária: 7 a 14 anos
Número de Participantes: 196

Tipo de Atendimento: Projeto Filhote
Faixa Etária: 9 a 14 anos
Número de Participantes: 200

Tipo de Atendimento: Adolescente Aprendiz
Faixa Etária: 15 a 18 anos
Número de Participantes: 25
Total de participantes: 920

Programa de Formação Profissional
Oficinas Artesanais

Tipo de Atendimento: Jovens e Adultos
Faixa Etária: 16 a 59 anos
Número de Participantes: 196

Tipo de Atendimento: Idosos
Faixa Etária: 60 a 80 anos
Número de Participantes: 45

Tipo de Atendimento: Portadores Necessidades Especiais
Faixa Etária: 16 a 60 anos
Número de Participantes: 40

Participantes: 281
Total geral de participantes diretos: 1.265


SALÃO DO ENCONTRO

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia