Órgão de preservação do patrimônio do Estado tomba 08 estações de trem

CPTM diz que trabalha para manter a estrutura dos prédios da década de 1880

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) oficializou o tombamento de oito estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra); Caieiras, Jundiaí, Franco da Rocha, Perus, Jaraguá e Várzea Paulista, da Linha 7-Rubi (Luz - Jundiaí). Com essa decisão, a companhia agora tem 11 estações tombadas. Já faziam parte do patrimônio histórico as do Brás, Júlio Prestes e Luz..
O prédios tombados neste mês são da década de 1.880, segundo informou a CPTM. Além dessas oito estações, a antiga estação de Santos, popularmente conhecida como estação do Valongo e hoje pertencente à prefeitura local, também passou pelo processo de tombamento.

História
A CPTM herdou o patrimônio da antiga SPR (São Paulo Railway) primeira ferrovia paulista, aberta em 1867 que impulsionou o desenvolvimento de São Paulo a partir da metade do século 19, quando o café passou a ser o principal produto de exportação no Brasil e passou a ser escoado para o Porto de Santos pela ferrovia.
As estações tombadas estão entre as últimas estações que mantiveram a arquitetura original da segunda metade do século 19, trazida pelos ingleses da SPR.
Segundo a companhia, embora as linhas passem por um processo de modernização, a empresa tem o compromisso de zelar pelo seu patrimônio histórico. Fazendo a manutenção periódica desses locais e sempre de acordo com as diretrizes dos órgãos de preservação.

Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/orgao-de-preservacao-do-patrimonio-do-estado-tomba-oito-estacoes-de-trem-20100727.html

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia