Copo comestível evita uso de descartáveis

Designers americanas criam copo feito de gelatina que pode ser consumido

Vanessa Barbosa, de EXAME.com
09/08/2010 20:33
Biodegradável e comestível, em três sabores: limão com manjericão; gengibre com hortelã; e alecrim com beterraba.
São Paulo - Eles são coloridos, divertidos, maleáveis, servem para encher de suco, água ou qualquer outra bebida, e ainda por cima são ambientalmente corretos. Tanto que, depois de usados, eles podem até ser ingeridos
Desenvolvido pelo escritório de design "The way we see the world", o Jelloware é um copo comestível feito de um tipo especial de gelatina de algas, a agar-agar. A invenção ecológica vem em três sabores: lemon-basil (limão e manjericão), ginger-mint (gengibre e hortelã) e rosemary-beet (alecrim e beterraba).
"Estamos estudando algumas parcerias com pequenas fábricas para tentar produzir o Jellaware em larga escala para o mercado", explica Monica Bathia, uma das criadoras do produto. "O custo de produção é baixo, apenas para refrigeração, criação de moldes e agar-agar".
Em breve, segundo ela, o escritório deve fornecer pequenas quantidades do produto para eventos, restaurantes e cafés. Diferentemente dos copos feitos de vidro ou plástico, que podem ser guardados no armário da cozinha, os de gelatina devem ser armazenados na geladeira. "Mas, quando em uso, eles podem ser manuseados como qualquer copo", diz Monica.Outro cuidado que o consumidor deve ter, segundo a designer, é em relação a quantidade de unidades de Jelloware que podem ser ingeridas por dia. "Nós não recomendamos mais do que três", afirma. "A agar-agar tem propriedades laxativas".

Quem não quiser correr o risco, pode jogar o recipiente fora no lixo comum ou na grama de casa, sem culpa na consciência. Diferente dos copos de plásticos descartáveis, o Jelloware é biodegradável e ainda serve como nutriente para plantas.

Fonte:http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/copos-comestiveis-evitam-uso-descartaveis-586229.html
Meio Ambiente & Energia/ Notícias - Tecnologias verdes

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Carlinha disse...:

    Ameei! super criação ein.

  1. Anne disse...:

    Boa idéia ! Será mais uma contribuição para ajudar o planeta. Resta saber quando chegará para todo o Brasil e o mundo.

  1. que criação massa... gostei mto.. :)

  1. Anônimo disse...:

    Ja penso, vc bebe a agua toda, come o copo e depois fica com sede, oke vc faz??
    sahushausasa

Postar um comentário

 
Eco Harmonia