Projeto Pomar inicia recuperação da margem direita do Rio Pinheiros

O governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, abriram, no dia 23 de fevereiro último, os trabalhos da segunda fase do Projeto Pomar, cujo objetivo é a revegetação da margem direita do Rio Pinheiros. A solenidade foi realizada em uma área próxima à ponte Cidade Jardim, e contou com a presença de autoridades, representantes das empresas que participam do trabalho de recuperação da margem esquerda do Pinheiros, novos parceiros, bolsistas da Frente de Trabalho e ambientalistas que acompanham o desenvolvimento do projeto.
“O Projeto Pomar está cumprindo sua missão de estreitar novamente a relação entre a cidade de São Paulo e a natureza”, afirmou o governador em exercício, salientando que "logo teremos o maior jardim da Capital, com mais de 400 mudas de plantas nas margens do Rio Pinheiros.”
O secretário do Meio Ambiente ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada. “O Pomar começou tímido, mas com o auxílio das ‘empresas amigas’ se tornou uma das grandes ações do governo”, disse Tripoli. “Há 20 anos, prosseguiu, a relação entre o setor privado, o governo e os meios de comunicação era complicada. Hoje, ao contrário, somamos esforços e apresentamos para São Paulo um projeto pioneiro e criativo, que pretende devolver a vida ao Rio Pinheiros.”

A solenidade foi interrompida, quando o bolsista Marinho Braz dos Anjos, de 47 anos, sofreu uma convulsão obrigando o governador Alckmin, que é médico anestesista, a prestar o primeiro atendimento ao integrante da Frente de Trabalho. Marinho, que sofre de epilepsia, foi levado ao Hospital do Campo Limpo, onde ficou em observação.
Após o incidente, Alckmin e Tripoli plantaram um pé de jerivá, palmeira-símbolo do Projeto Pomar. Em seguida, os representantes das novas empresas parceiras
assinaram o termo de adesão ao projeto. São elas: Deutsche Bank, Microsoft Informática Ltda., Bunge Fertilizantes S.A., Companhia Suzano de Papel e Celulose e CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O secretário Tripoli anunciou também a criação de um Núcleo de Educação Ambiental na sede do Projeto Pomar, para oferecer um espaço adequado para recepcionar grupos de estudantes e visitantes que poderão fazer passeios monitorados pelas áreas plantadas.

Parceiros elogiam o Projeto Pomar

O Projeto Pomar tem o mérito de proporcionar uma oportunidade para as empresas participarem de uma iniciativa de grande alcance social, aliando-a à preocupação com o meio ambiente. Todos os parceiros mostram otimismo quanto aos resultados do projeto:
Carlos Eduardo Felix Ximenes - Gerente de Assuntos Corporativos da Microsoft Infomática Ltda. (empresa líder mundial em software para computação pessoal e empresarial): "O Projeto Pomar é uma oportunidade ímpar de aliar a preocupação com a recuperação das margens do Rio Pinheiros com um projeto social, como as Frentes de Trabalho. Temos fé de que o resultado deste trabalho irá favorecer milhares de paulistanos, seja com a melhoria da qualidade de vida, seja pela geração de novas perspectivas profissionais para a população.”
José Carlos Macedo Ferreira - Diretor Industrial da Companhia Suzano de Papel e Celulose (empresa que fabrica papel e celulose): "A Suzano Papel assume seu compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, apoiando o Projeto Pomar, com a seriedade que sempre pontuou suas ações de responsabilidade social. Acreditamos que é este também o desejo da população de São Paulo, ao ver recuperada a esperança de ter sua cidade mais limpa e bem cuidada. Este projeto já é uma realidade na margem esquerda do Pinheiros e com o apoio da Suzano Papel será também na margem direita do rio."
Mário Alves Barbosa Neto - Presidente da Bunge Fertilizantes/Manah (conglomerado de fabricação de fertilizantes): "A Bunge Fertilizantes S.A. / Manah sempre se preocupou com o meio ambiente, prova disso é que é a primeira e única empresa do setor a obter a ISO 14001. Esta posição se confirma com a parceria no Projeto Pomar - Mais Verde Mais Vida, do qual participamos buscando contribuir para a melhoria da qualidade de vida de toda a população de São Paulo."
Elisa Miranda Prado - Diretora de Marketing do Deutsche Bank S.A. (banco alemão de investimentos): "Ao apoiar o Projeto Pomar, o Deutsche Bank confirma sua política mundial de preservação do meio ambiente e de apoio ao desenvolvimento sustentável nos diversos países e cidades onde atua. O Deutsche Bank se congratula com o esforço das pessoas envolvidas com o Projeto Pomar e reafirma seu compromisso de cidadania corporativa com São Paulo. O apoio ao Projeto Pomar é um presente que o Deutsche Bank faz a população de São Paulo, cidade que tão bem o acolheu em todos estes anos de atuação."
Elenilson J. Limberti - Assessor de Comunicação Social da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): "O futuro de São Paulo está entrando nos trilhos. O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, está firmemente empenhado na recuperação, modernização e expansão dos serviços ferroviários na metrópole paulistana, com o objetivo de melhorar significativamente a qualidade de vida da população. Dentro dos grandes esforços que estão sendo realizados para, no menor tempo possível, valorizar o uso do trem metropolitano, destaca-se a modernização da linha ferroviária C-Celeste (Sul), na Marginal Pinheiros, entre Osasco e Jurubatuba, que ganhou seis estações no decorrer do ano 2000, e terá outra estação inaugurada em março próximo (Vila Olímpia). Esse esforço é complementado com o Projeto Pomar, uma iniciativa elogiável, da qual a CPTM se orgulha de ser parceira, contribuindo para uma São Paulo bem melhor."

Texto: Paula Anselmo
Fotos: José Jorge

Fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/pomar_fase2.htm

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia