SEMANA DO RIO - TEMA: "CADÊ O RIO?" 22 A 26 DE NOV 2010



Na foto a mata ciliar protege o rio das irresponsabilidades dos humanos.



SEMANA DOS RIOS
INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANETA TERRA
Dia do Rio
O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, esta data foi instituída devido à grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
Proteção - Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária). É de vital importância preservar a mata ciliar, pois a mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação.
A Mata Ciliar exerce um papel fundamental na proteção dos rios, funcionando como se fosse uma esponja. A Mata Ciliar não só protege os rios como evita o ressecamento do solo, a erosão e o desbarrancamento, mas também preserva a flora e a fauna que habitam estas áreas, contribuindo para evitar o desaparecimento de espécies. A Mata Ciliar é protegida pela Lei 4.771 de 15.09.65, ou seja, o Código Florestal. Segundo esta lei, a área de proteção das margens dos rios, varia de acordo com a largura do rio. Para rios com 10 metros de largura, a lei estabelece uma área de proteção de 30 metros para cada margem. Para rios que possuem entre 10 e 50 metros de largura, a lei determina 50 metros de área protegida para cada margem. Para rios que possuem de 50 a 200 metros de largura a área protegida deve ser de 100 metros. Para rios com largura entre 200 a 600 metros a área da margem a ser protegida é de 200 metros e para rios com largura superior a 600 metros a faixa de proteção é de 500 metros para cada margem.

Semana Internacional dos rios ano 2010 começa em grande estilo em Itapeva (SP) Dia 22 novembro

Em alto estilo a Semana Internacional dos Rios ano 2010 teve inicio neste dia 22 de novembro na, cidade de Itapeva. 


"Tudo foi muito bom. Não poderia ter um início melhor. O público pôde presenciar grande palestra e estão todos de parabéns, organização, palestrantes, patrocinadores e todos os envolvidos. É muito bom abrir um evento assim, com casa cheia", falou Paulo Saponga coordenador do evento. 

O secretário da Municipal da Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Cassiano Toffoli de Oliveira, realizou na manhã desta segunda-feira (22) uma palestra para um grupo de 100 alunos das escolas municipal Leonor Cerdeira e Dom Silvio Maria Dario. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental Avelino Peixe Filho (Sala Verde). A iniciativa faz parte do projeto Semana Internacional dos Rios, onde os alunos recebem vários palestrantes que abordam temas variados e relevantes em relação aos rios do Planeta Terra. O tema da palestra foi "agrotóxicos e demais poluentes dos rios". Segundo Cassiano, a educação ambiental funciona como uma forma de desenvolvimento sustentável da nação. Para ter uma vida com qualidade, é preciso combater o desmatamento, o assoreamento dos corpos de água, desperdício de água, reciclar o lixo, realizando ações básicas, estaremos preparando o município para o desenvolvimento sustentável. O secretário encerrou a palestra destacando que Itapeva está inserida no compromisso do Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, articulando esforço e mobilizando a sociedade para garantir que até o ano de 2012 boa parte das 10 diretivas básicas nas quais os municípios se comprometem em executar, sejam cumpridas. 

No segundo dia a Palestra ficou a cargo do presidente do COMDEMA Paulo Moacyr dos Santos que falou sobre rios de água contaminados. "Além dos microorganismos do esgoto doméstico, outra bactéria perigosa presente nos rios sujos é a da leptospirose, transmitida pela urina dos ratos que fazem sua toca na beira dos cursos d'água. Outro ingrediente nessa mistura nojenta são os poluentes industriais, como metais pesados e pesticidas que algumas fábricas ainda teimam em despejar nos rios", diz o Sanitarista Paulo Moacyr, presidente do COMDEMA, Conselho que atua na área do meio ambiente. Na sua palestra mostrou aos alunos da E.E. Geminiano David Müzel, através de vídeos, algumas doenças transmitidas pelas águas sujas. Mostrou que um mergulho num rio sujo pode trazer de uma simples diarréia até doenças mortais, tais como:GASTROENTERITE ; HEPATITE; FEBRE TIFÓIDE; ASCARIDÍASE; LEPTOSPIROSE; POLIOMIELITE; CÓLERA; TÉTANO. 

Semana dos Rios termina em grande estilo Dia 26 de novembro

Palestras e emoção não faltaram na Semana Dos Rios, realizada no mês de novembro, na Sala Verde, em Itapeva/SP, quando cerca de 1000 alunos de várias escolas da rede pública e particular de ensino se revezaram nas palestras e atividades. 

A Semana dos Rios é uma iniciativa do IPEA-PT (Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental Planeta Terra), com o apoio da Sabesp e da Prefeitura do Itapeva através da Secretaria Municipal da Educação. A opção por realizar as palestras dentro do CEA APF "Sala Verde", não foi ao acaso, como explica Paulo Saponga, coordenador do evento: "Grande parte desses estudantes tem tido o CEA APF "Sala Verde" como ponto de apoio as atividades ambientais desenvolvidas pelas escolas. 

O palestrante do dia 24 de novembro foi o diretor da Sabesp Antonio Lourenço da Cruz que falou sobre o Ciclo de Saneamento da água, desde a captação no rio e distribuição às residências até a coleta e tratamento do esgoto, terminando com devolução do efluente limpo à natureza. 

O palestrante do dia 25 de novembro foi o Sr. Gustavo Camarini da Elektro, que palestrou sobre como viver bem com a energia elétrica, a eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspetos, melhorando a qualidade de vida. O modo de vida de hoje seria impossível sem o conforto e o bem-estar proporcionados pela energia elétrica.

No dia 26 de novembro a palestra ficou a cargo do professor Giuliano Santos Melo/ATP de geografia/ professor do colégio leme e colégio metodista, que falou sobre Hidrografia a ciência que estuda as águas existentes no planeta e suas propriedades físicas e químicas, como movimento, cor, temperatura, transparência, volume etc.

No dia 26 de novembro a tarde houve uma das maiores manifestações de amor à natureza que alguém pode presenciar - vários alunos (as) e professores (as) da E.E Geminiano David Müzel, representando as Escolas Parceiras nos projetos do IPEA-PT, atravessaram toda cidade de Itapeva a pé, se deslocando do Jardim Maringá indo até os bairros da Vila São Miguel e Jardim Grajaú, onde simbolicamente com os alunos da E.M. Teresa Silveira Melo deram um abraço no córrego do Aranha e plantaram algumas mudas de árvores. Os professores e alunos não se intimidaram diante da distancia e do forte calor.

Essas manifestações e movimentos nos dão coragem de continuar a luta pela preservação do meio ambiente: "Por isso acredito que uma geração admirável de pessoas aparecerá. Viveremos finalmente como homens responsáveis. E tudo aquilo que realizamos para nosso próprio bem-estar estaremos realizando para o bem da humanidade." Disse Paulo Saponga.

Fonte : Planeta Terra

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia