Classes dos Resíduos

Classe 1 - Resíduos Perigosos;
Classe 2 - Resíduos Não-Inertes;
Classe 3 - Resíduos Inertes.

Classe 1 - Resíduos Perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Classe 2 - Resíduos Não-inertes: são os resíduos que não apresentam periculosidade, porém não são inertes; podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.

Classe 3 - Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo. Muitos destes resíduos são recicláveis. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo (se degradam muito lentamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.

Origem Possíveis Classes Responsável
Domiciliar 2 Prefeitura
Comercial 2,3 Prefeitura
Industrial 1,2,3 Gerador do resíduo
Público 2,3 Prefeitura
Serviços de Saúde 1,2,3 Gerador do resíduo
Portos, aeroportos e terminais ferroviários 1,2,3 Gerador de resíduo
Agrícola 1,2,3 Gerador de resíduo
Entulho 3 Gerador de resíduo







Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia