O que realmente o Brasil tem a comemorar no dia da educação?

Esta semana, para ser bem exato no dia 28 de Abril, Quinta Feira, se comemora no Brasil o dia da educação, com certeza a data ira passar despercebida talvez com uma notinha em jornal ou com uma reportagem entrevistando um professor que merece o titulo de herói, só pelo fato de ser mestre. Mas nas escolas, onde de fato acontece a educação não haverá comemoração, mas na verdade há o que comemorar?
No Brasil infelizmente nunca a educação foi tida como prioridade, seja ainda na colônia quando os jesuítas foram expulsos daqui, e passou o povo colonizado longo período de quase sem anos sem professores ensinando na colônia, seja na redemocratização onde a maior parte da população era analfabeta e não sabia que mais importante que ter educação é ter educação de qualidade, com crianças e jovens que não vão à escola somente por ir, mas que aprendem aquilo que lhes é passado ou ensinado.


Um dos principais fatos que levam a educação no Brasil a beirar o caos é a cultura existente aqui, de acreditar que a educação, educação aqui na figura do ensino, não é uma prioridade, pois as pessoas acreditam que certas coisas materiais e mesmo o dinheiro tem mais valor que aquilo que o saber, ou que aquilo que se aprende, é uma tradição o povo brasileiro ver com maus olhos a educação, basta lembramos que hoje quem é honesto é tido como bobo, ingênuo, e que o larapio tem titulo de esperto, as vezes de gênio.



Aqueles mais otimistas podem dizem que no Brasil é clara e evolução na educação, pois desde o fim da ditadura se aumentou muito a parcela da sociedade que tem acesso a educação inclusive com acessos a faculdades, com sistemas de cotas e de financiamento publico da educação e que as vezes chega a ser total e em outras o formando após diplomado devolve ao estado aquilo que lhe foi emprestado para se alcançar a graduação.



Consenso, e verdade, é que hoje bem mais pessoas estão alfabetizadas e as oportunidades para aqueles que querem estudar existem, excluídos alguns problemas como ENEM, fraudes na merenda, na aquisição de livros e no transporte dos alunos, a educação no Brasil relativamente melhor em todos os aspectos, e toda pessoa que queira estudar e se esforce o mínimo, com base naquilo que se deseja de um estudante, consegue ter uma educação satisfatória.



Porem quando se olha os dados da educação no Brasil um pouco mais a fundo, se vê que não há em solo tupiniquim esta vantagem toda na educação, pois mesmo aumentando muito a quantidade de pessoas que tem acesso a educação, também se aumentou substancialmente a quantidade de pessoas que são analfabetos funcionais, ou aqueles que quando lêem um texto não sabem distinguir o que esta escrito ou interpretar para associar o texto a vida pratica.



Novamente os otimistas podem dizer que evoluiu muito, pois hoje no mínimo são analfabetos funcionais, ontem nem analfabetos funcionais eram, é de fato isso é uma verdade, mas é uma melhora como esta deve ser comemorada?



Pior que se comemorar situações como esta aqui retratada é o fato de se aceitar no Brasil que uma parcela da sociedade simplesmente não tem educação de qualidade e que isso é normal, praticamente uma tradição, publico e notório é que uma fração da sociedade pelo simples fato de ter estudado em escola publica pode se beneficiar com cotas em faculdades, podendo mesmo sendo menos qualificado, ou tendo menos educação, ocupar vaga em universidade e faculdades a titulo de cotas. E estranhamente se vê bem mais gente defendendo as cotas, que lutando para melhorar o ensino nas escolas publicas fazendo assim com que os alunos concorram em pé de igualdade.



Talvez no próximo dia da educação tenha o Brasil algo mais a comemorar, porem enquanto professores não forem valorizados e ser desonesto for mais vantajoso que levar uma vida de justiça, qual motivação tem um jovem para tentar estudar. No Brasil o problema da educação esbarra muito mais nas pessoas não terem o básico que na educação direta.



Em um país onde falta tudo, de dignidade a bons exemplos, pode se acreditar que é um milagre algum jovem ainda ir na escola para algo alem de merendar e cantar os (as) colegas de sala. Bem veremos no próximo ano que se tem para comemorar no dia da educação.



Eugênio Barbosa de Queiroz. 
É Advogado, pós-graduado em Direito Ambiental. Militante nas áreas ambiental, cível e trabalhista reclamada. Na cidade de Juína – MT. Dicas, sugestão para textos eugeniobq@ymail.com

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia