Projeto mobiliza o país para manter cidades limpas

O empresário e ambientalista Rainer Nõlvak chegou a mobilizar
50 mil voluntários na Estônia para limpar o país em um dia

Mutirão
Projeto mobiliza o país para manter cidades limpas

Limpa Brasil pretende formar um mutirão de voluntários para ações de limpeza massiva no país. Além disso, o objetivo é conscientizar a população da importância da destinação do lixo
Publicado em 19/05/2010

Uma iniciativa surgida no Leste Europeu vem se espalhando pelo mundo, reunindo milhares de voluntários em ações de limpeza massiva. Há dois anos, o empresário e ambientalista Rainer Nõlvak mobilizou 50 mil voluntários para limpar a Estônia em um único dia, durante o evento denominado Let’s Do It 2008. Agora, a ação chega ao país por meio do projeto Limpa Brasil, que será lançado hoje, no Rio de Janeiro, durante o 3.º Fórum Internacional de Co­­municação e Sustentabi­lidade­. A data da limpeza ainda não está definida, mas o mais provável é que a primeira etapa do trabalho ocorra em dezembro deste ano ou março do ano que vem, no Rio.
O projeto seguirá o modelo concebido pelo estoniano, que desenvolveu ferramentas de comunicação, captação dos resíduos e estrutura logística com monitoramento por software, adequando o modus operandi à realidade brasileira. A Estônia é um país de 2,2 milhões de habitantes em uma área de 45 mil quilômetros quadrados. No Brasil, a ideia é limpar por dia uma área habitada por 3 milhões de pessoas. “A dificuldade de conseguir voluntários é pequena”, prevê a coordenadora do projeto, Marta Rocha, que comanda a empresa de consultoria Atitude Brasil. “O problema é a quantidade de lixo coletado; o maior desafio é dar uma destinação a ele.”

Ideia surgiu de uma conversa entre amigos

A partir de uma conversa casual com um amigo, o empresário estoniano Rainer Nõlvak concebeu o projeto Let’s Do It, que no dia 3 de maio de 2008 retirou mais de 10 mil toneladas de lixo de rios, florestas e cidades da Estônia. A mobilização foi fruto de oito meses de trabalho árduo, e contou com o apoio de empresas públicas e privadas.

Fórum discute cultura da paz

A cultura da paz e o respeito ambiental, econômico e social serão discutidos hoje e amanhã, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, por personalidades de diversas nacionalidades, durante o 3º Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Participam do evento, entre outros palestrantes, a guatemalteca Rigoberta Menchú (Nobel da Paz de 1992); o fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres, Muhammad Yunus (Nobel da Paz de 2006); o idealizador do projeto Let’s Do It, Rainer Nõlvak; o escritor, teólogo e ex-frade Leonardo Boff; o rapper MV Bill; o jornalista André Trigueiro; o inglês Lucian Tarnowski, criador do BraveNewTalent, rede social que conecta jovens a potenciais empregadores; o poeta Genival Oliveira Gonçalves; a pedagoga Dagmar Garroux, a Tia Dag, fundadora da Casa do Zezinho; a médica Vera Cordeiro, fundadora da ONG Saúde Criança Renascer; o músico Seu Jorge; e o escritor Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz.

De acordo com Marta, a proposta não se restringe a um mero mutirão de limpeza. “Preferimos falar em mobilização para manter as cidades limpas”, define. A limpeza será precedida de uma campanha de conscientização da população, divulgada na grande mídia. Os organizadores estão negociando com a TV Globo, a Editora Trip e jornais de circulação nacional para veicular a campanha durante três meses. “Faremos ainda um trabalho educativo, preparando material pedagógico para públicos de diferentes idades”, explica a coordenadora do Limpa Brasil. “Além da mídia, das escolas e das universidades, precisamos do apoio dos governos para a destinação do lixo.”

Atitude sustentável

Para Marta Rocha, a mudança de atitude da sociedade é fundamental. “O Rio gasta R$ 258 milhões para varrer as vias públicas”, conta. “Desse valor, 63% são gastos na relimpeza das ruas, para retirar o lixo que não é jogado no lixo. As ruas são varridas várias vezes num dia só.” A coordenadora do Limpa Brasil lembra que houve uma mudança do tipo de lixo jogado nas ruas: se antigamente eram lançados papéis e resíduos orgânicos como miolos de maçã, hoje em dia predominam as embalagens de produtos. O resultado é que esse tipo de atitude muitas vezes se volta contra a própria população, que sofre com as enchentes. “Atitude sustentável não é papo de bicho-grilo: é uma atitude pertinente à nossa sobrevivência e qualidade de vida”, alerta Marta.

Depois do Rio, estão previstas ações em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, mas a intenção dos organizadores é expandir o projeto para todo o Brasil.

Serviço:
Voluntários podem se inscrever a partir de hoje. Mais informações podem ser obtidas no site do fórum ( http://www.comunicacaoesustentabilidade.com/ ) ou no Twitter do Limpa Brasil ( http://twitter.com/limpa_brasil ).

Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1004570&tit=Projeto-mobiliza-o-pais-para-manter-cidades-limpas






















Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia