... E o trator passou sem freio

Veja como votou cada um dos deputados na vitória do agronegócio
25/05/2011
Vinícius Mansur, de Brasília

A bancada ruralista confirmou seus interesses e aprovou o que quis em longa sessão na Câmara dos Deputados desta terça-feira (24). Após rejeitarem um requirimento de retirada de pauta do PSOL, os deputados aprovaram primeiro a Emenda Substitutiva Global de Plenário n.º 186 com larga vantagem: 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção.
Esta emenda, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), apesar de conter pontos aos quais se opunha o Palácio do Planalto, foi votada com a anuência do governo federal, ainda que a orientação não tenha sido seguida a risca. Na própria bancada petista, 35 deputados votaram contra.
O discurso do líder de governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), orientou a base aliada a aprovar o texto, ressaltando que a estratégia do governo seria mudar os pontos de desagrado no Senado ou através de veto da presidência da República. O acordo proposto pelo governo à base aliada consistia em aprovar o texto de Rebelo e a não apresentação da emenda 164, de autoria do PMDB. Esta emenda consolida a manutenção de atividades agrícolas nas áreas de preservação permanente (APPs), autoriza os Estados a participarem da regularização ambiental e deixa claro a anistia para os desmates ocorridos até junho de 2008.
Pela Câmara circularam boatos de que a presidenta Dilma Roussef retaliaria o PMDB com a perda de cargos caso o partido apresentasse tal emenda. Entretanto, o partido levou o texto à votação e destacou o recordista de mandatos da casa, eleito por 11 vezes consecutivas, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para defender a emenda. Em seu discurso, Alves disse que os deputados de seu partido estavam recebendo ligações para pressioná-los e pediu aos ministros do PMDB que não constrangessem a bancada. O deputado arvorou-se fiel ao governo:
“Sou o governo Dilma, não aceito que se diga aqui que está se derrotando o governo. Como se a proposta é nossa?”
Em seguida, Vacarezza subiu a tribuna para ratificar a posição contrária do governo à emenda 164: “A presidente Dilma considera que essa emenda é uma vergonha para o Brasil”.

Sua fala gerou indignação dos ruralistas, capitaneados por Aldo Rebelo, que considerou uma afronta do Planalto caracterizar como vergonha uma matéria de interesse da Câmara dos Deputados. Levada a votação, a emenda foi aprovada com 273 votos a favor, 182 contra e três abstenções, o que significou a primeira derrota do governo na Casa.

Veja aqui como cada deputado se posicionou

(Brasil de Fato)





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia