Escolas realizam dia temático Amigo da Escola

Escolas da Capital e interior que aderiram ao projeto “Amigos da Escola” realizam nesta sexta-feira (06) o primeiro dia temático do ano, com atividades recreativas, culturais, esportivas e prestação de serviços à comunidade. A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) e Rede Globo (TV Roraima).
Por ano, são realizados quatro dias temáticos e um dia dedicado à família, que em 2011 ocorreu no dia 26 de março. É uma forma de dar visibilidade as ações desenvolvidas pelas escolas no campo do voluntariado educativo.
Segundo a coordenadora Estadual do Projeto Amigos da Escola, Vanete Aguiar Ventura, o dia temático é uma forma de chamar a família e estreitar os laços com a comunidade estudantil, além de mostrar os projetos desenvolvidos pelas escolas. “É uma forma de agregar valores. Acontece todos os anos, porém, com momentos de culminância [ações públicas]”, enfatizou.
Para ela, é importante a participação da família e comunidade externa, uma vez que se trata de um dia dedicado ao voluntariado. Nas escolas que fazem parte do Projeto não haverá aula e sim as atividades abertas ao público externo, de forma gratuita.
Em Boa Vista, várias escolas oferecerão atividades, de cunho educativo e esportivo, nesta sexta-feira (06). A Escola Estadual Pedro Elias, localizada no bairro Jóquei Clube, é uma das unidades que dedicará o dia para atividades voluntárias.
Lá, a programação inicia às 08h30, com um culto religioso e segue com atividades musicais e de dança, jogral com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, teatro, oficinas de artesanatos em geral, exibição de filmes, torneios de futsal, xadrez, vôlei e corte de cabelo.
Para a gestora Elisângela Costa Miranda, a ação é uma forma de integrar comunidade externa e escola. “É um momento para chamarmos os pais e moradores do bairro para mostrarmos os trabalhos desenvolvidos pela nossa escola”, disse, ao ressaltar que é essencial a participação dos pais no evento.
Os 702 alunos do Ensino Fundamental da escola Pedro Elias participarão também de palestras sobre estudantes com necessidades especiais, desbravadores, bullying, tênis de mesa, além de assistir à apresentação de palhaços.
As atividades também se estendem às escolas Buriti (bairro Buriti), Idarlene Severino da Silva (Tancredo Neves), Professor Diomedes Souto Maior (Centro), 13 de Setembro (13 de Setembro), Carlos Drumonnd de Andrade (Pricumã), Princesa Isabel (Centro), Maria Nilce Brandão (Cauamé), dentre outras.

O Projeto
Desde 1999 escolas de todo o Brasil aderiram à parceria com a Rede Globo a fim de dedicar cinco dias no ano para atividades voluntárias para a comunidade em geral. O projeto Amigos da Escola tem apoio do “Faça Parte”, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A proposta é mobilizar pessoal para a promoção de boas experiências, por meio de ações voluntárias. Nos dias temáticos são desenvolvidas atividades especiais, voltadas à educação, ética e cidadania.
Hoje o projeto conta com mais de 30 mil escolas públicas cadastradas para o recebimento do voluntariado e está presente nos 27 Estados do Brasil.
Fonte:http://www.bvnews.com.br/cotidiano8796.html

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia