Valores Humanos

Quino, cartunista argentino autor da “Mafalda”, desiludido com o rumo deste século no que diz respeito aos valores humanos, elaborou esse excelente trabalho.


A Psicanálise é uma prática delirante, mas é o
que se tem de melhor atualmente para que
se tenha paciência com essa situação
incômoda de ser homem.

É em todo caso o que Freud encontrou de melhor. (Lacan)




 
Mafalda: A personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
 
 
Joaquín Salvador Lavado (17 de julho de 1932 (os registros constam como tendo nascido em agosto), em província de Mendoza, Argentina), mais conhecido como Quino, é um humorista gráfico e criador de história em quadrinhos argentino.


Biografia
Filho de imigrantes espanhóis, nasceu em 1932 na Argentina. Desde cedo é chamado pelos familiares pelo apelido com que é conhecido - Quino - para diferenciá-lo do tio homônimo, desenhista, com quem já aos 3 anos de idade aprende o gosto pela arte.
Em 1945 perde a mãe e em 1948 o pai. No ano seguinte abandona a Faculdade de Belas Artes.
Por vários anos tenta vender seus trabalhos nos jornais de Buenos Aires, sem sucesso. Finalmente em 1954 vê publicado seu primeiro desenho - mas a contribuição regular para os jornais deu-se somente 3 anos depois. Esporadicamente realiza campanhas publicitárias.
Casou-se em 1960, em 1963 lança seu primeiro livro humorístico: "Mundo Quino" e, em 1964, nasce sua primeira personagem, Mafalda.
Em 1970 sua Mafalda é publicada na Espanha e em Portugal, Quino começa a deixar as fronteiras da Argentina, mas não alcança sucesso na Alemanha e em França, onde Mafalda foi publicada em 1973. No mesmo ano, Mafalda chegaria ao Brasil em plena Ditadura militar, através da revista Patota da Editora Artenova.
Em 1976 Quino muda-se para Milão, aos poucos seus trabalhos vão tendo o reconhecimento e divulgação, hoje espalhados em todo o planeta. Na Argentina, "Mafalda" virou nome de uma praça, e diversas homenagens são prestadas ao criador e à criatura.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Fábya Jakeelyne,
    Feira de Santana- BA

    Parabéns, pois estamos enfrentando realmente isso!!! Mas temos conhecimento para fazer a diferença.

    Abraços,

Postar um comentário

 
Eco Harmonia