Cetesb realiza operação para combater fumaça preta em SP

Na última quarta-feira (8), fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente se espalharam por 21 pontos do Estado de São Paulo para combater a fumaça preta que sai dos veículos. Em apenas 40 minutos, 30 caminhões foram multados.

A operação visava, principalmente, fiscalizar os caminhões, grandes responsáveis por este tipo de poluição. Em entrevista ao G1, o gerente de emissões veiculares da Cetesb, Vanderlei Borsari explicou como são medidos os graus de poluição. Segundo ele, os fiscais fazem uma comparação da fumaça que sai do escapamento dos veículos com uma escala de cinco tonalidades do cinza ao preto.

“O veículo precisa estar em movimento e a constatação da fumaça é feita com o veículo rodando durante cinco segundos, pelo menos. Se for constatado que o veículo está emitindo fumaça em grau de escurecimento acima de três, esse veículo é autuado”, explica Borsari.

Há fiscais no Rodoanel de Barueri e Embu. Já na capital, eles estão na Avenida Jacu-Pêssego, no Tatuapé e no Viaduto Mofarrej, próximo ao Ceagesp. A fiscalização também está em trechos de 12 rodovias do estado.

Segundo o presidente da Cetesb, Otávio Okano, o objetivo da operação é reduzir e controlar a emissão de tais poluentes na época do inverno, pois é nesta estação que a população fica mais propícia à problemas respiratórios, principalmente, devido a poluição do ar.

No trecho de Barueri, 30 caminhões foram multados em 40 minutos. Nos outros pontos, até o fim da manhã de ontem, 685 caminhões receberam multas. Aliás, este trecho de Barueri surpreendeu, pois apesar de passarem muitos caminhões por ali, a qualidade do ar foi considerada muito boa. A medição foi de 26 mg/m³ de material particulado, sendo que o padrão é de, no máximo, 50 mg/m³, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para evitar que o veículo emita uma quantidade maior de gases tóxicos é essencial que o motor esteja regulado. Um veículo desregulado é obrigado a pagar R$ 1.047 e depois regular o motor, para não correr o risco de ser multado novamente e desta vez o valor da infração dobra.

Houve quem tentasse se justificar, assim como tiveram pessoas que reconheceram a culpa e até elogiaram a fiscalização. Foi o caso do caminhoneiro José Milton de Souza que, mesmo com a punição, admitiu que esta é uma ação necessária. “Acho bom porque é uma coisa que vai ajudar na nossa saúde mesmo”, afirmou.

Uma operação similar a esta ocorreu no ano passado, na época mais de quatro mil veículos foram multados porque emitiam fumaça preta. Por enquanto, já foram multados quase 1.500 veículos a diesel em todo o estado de São Paulo.

Qualquer pessoa que flagrar um veículo soltando muita fumaça preta pode denunciar através do telefone 0800 11 35 60. Com informações do G1.(Fonte : Ciclo Vivo – 10/6/2011)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia