SGA: um dos caminhos para sustentabilidade – Parte 1


Publicado em 20 de maio de 2011 por marjorie.delg

Para quem já ouviu falar mas não faz ideia do que seja, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido, de acordo com a ISO 14.001, em um conjunto de normas que fornece às organizações elementos eficazes para direcionar e auxiliar a busca dos objetivos ambientais e econômicos através do cumprimento dos requisitos de gestão. Esse conjunto de normas compreende a série ISO 14.000, sendo a principal delas a ISO 14.001: Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso.

A adoção e implementação do SGA pode trazer inúmeros benefícios para uma organização, mas é preciso um total comprometimento de todos envolvidos, em especial da alta direção, assim como um plano de ação em busca da sustentabilidade institucional.

Dentre os benefícios e motivos que levam a adoção da ISO 14.001, alguns são:

 Melhoraria da reputação pela demonstração da preocupação com desempenho ambiental;

 Comprometimento com a conformidade legal e regulatória;

 Aumento nas possibilidades de parcerias com clientes e fornecedores;

 Garantia transparência com stakeholders;

 Gerenciamento e prevenção de riscos e passivos ambientais;

 Gestão de uso e disposição de recursos;

 Promoção da melhoria contínua – Planejar, Fazer, Checar, Agir (PDCA – do inglês Plan, Do, Check, Act).

Além da certificação, ou adoção da cultura da qualidade em alguns casos, é possível aproveitar a oportunidade e usar os mecanismos da ISO 14001 para desenvolver a cultura da sustentabilidade também! Como? Veja a seguir.

Ambiente de trabalho

Há normatização e leis que estipula limites para ruídos, odores, qualidade do ar e da água, classificação e disposição de resíduos, dentre outros, que garantem não só a preservação ambiental como a saúde do trabalhador;

Negócios sustentáveis

Alguns dos itens do SGA são a determinação das responsabilidades da empresa, controle operacional e registro de compras e fornecedores. Sendo assim, a organização pode avaliar cada produto que compra e cada fornecedor verificando se são compatíveis com os seus ideiais. Ao migrar essa cultura para a sustentabilidade pode englobar nas definições e análises os critérios sustentáveis que a empresa deseja adotar.



Logística verde

Um item que também pode ser considerado é a logística de compra e distribuição, favorecendo o comércio da região e de empresas menores, que sem dúvida, contribuem para a sustentabilidade social local.

Além disso, o controle de emissão de poluentes, matéria-prima usada e vida útil do produto permitem que seja feito um plano de ação englobando mudança dos recursos usados, se possível, e medidas mitigatórias da poluição. Para esses itens existem as normas ISO 14.064, com diretrizes para contabilização de gases de efeito estufa, e a ISO 14.040 a 14.49 que trazem diretrizes sobre Análise de Ciclo de Vida (ACV)



Nos itens anteriores estão apontadas algumas das relações que podem ser de interesse geral, sendo que para cada tipo de negócio existem muitos outros fatores a serem considerados e que podem ser específicos do setor. Assim como a série ISO 14.000 possui normas específicas para diversos itens ambientais. Portanto, é difícil cobrir todas as possibilidades neste post.

No próximo abordarei mais aspectos do SGA e da ISO 14.001 relacionados à aplicação da sustentabilidade na sua organização.

Publicado em ISO, Meio Ambiente, Sustentabilidade
Com a tag green logistic, ISO 14.001, Sustainable business, work environment
Deixar um comentário

Sustentabilidade e a Padronização pela ISO

Publicado em 25 de abril de 2011 por marjorie.delg

Esses dias atrás, durante aula da especialização que estou fazendo, caiu minha ficha de que a implementação de ISOs e a transformação de uma empresa em sustentável podem estar diretamente relacionadas. Como? Isso é o que vou tentar explicar nos parágrafos a seguir. Mas vamos começar aos poucos, primeiro você precisa saber o que é uma ISO.

Desde o início do século 20, começou a surgir a necessidade de padronizar diferentes atividades, para que empresas localizadas em diferentes regiões, estados ou países falassem a mesma língua. Após alguns anos, foi criada uma organização internacional para produzir tais diretrizes, a qual recebeu o nome de Organização Internacional para Padronização (do inglês Internacional Organization for Standardization) e a sigla ISO. A derivação da sigla é para ser usada sempre da mesma forma em qualquer idioma e por isso não veio do nome em inglês, mas sim do grego isos = igual, refletindo a idéia de padronização da própria organização.

A padronização de atividades faz com que se tenha qualidade, segurança, eficiência, confiança e outras características específicas desejadas. Mas além disso, faz com que você precise ter tudo bem documentado, permitindo que todos os processos envolvidos sejam analisados. Algumas ISOs abordam a gestão da qualidade de serviços, dos produtos, de procedimentos, da fabricação, de condutas, de estabelecimentos, ambiental, dentre outros.

É essa cultura das ISO que proporciona uma adequação da empresa, instituição ou qualquer organização com os ideiais da sustentabilidade. Uma vez que se pode contabilizar e analisar tudo que faz parte de uma atividade, pode-se também tomar atitudes sustentáveis: cortar o desnecessário, rever os custos, administrar as perdas e erros, aumentar a eficiência, avaliar os fornecedores, e assim por diante.

Nos próximos posts, vou abordar algumas ISOs de forma mais específica e caracterizar suas contribuições com uma empresa sustentável. Aguardem e confiram…

 
Publicado em ISO, Sustentabilidade
2 comentários

Você realmente sabe o que é Sustentabilidade?

Publicado em 15 de abril de 2011 por marjorie.delg

A palavra sustentabilidade vem sendo usada por muitas pessoas, em diversas mídias e inclusive para marketing de organizações. No entanto é preciso ter cuidado, pois muitos desses usos não são fiéis ao verdadeiro sentido da palavra.

Sustentabilidade vem de sustentável, que por sua vez vem de sustentar. De acordo com o mini-dicionário Aurélio sustentar significa: “1. Segurar para que não caia; suster, suportar. (…) 4. Resistir a. 5. Conservar, manter. (…) 8. Impedir a ruína ou queda de. (…)” , sendo que os outros significados são relacionados a outro uso da palavra. Usando esses significados, vou desenvolver minha visão sobre sustentabilidade que acredito ser compartilhada por quem realmente sabe o que é.

Da forma em que é usada hoje, sustentabilidade não é só uma palavra, mas sim um conceito amplo que está apoiado na busca pelo equilibro social, econômico, cultural e ambiental. Na prática, a sustentabilidade consiste em ter um desenvolvimento economicamente viável, capaz de conservar o meio ambiente e atingir toda população, sem descriminação ou exclusão. Ser sustentável, é a busca da garantia em ter que o meio ambiente estável, os seres vivos saudáveis, os negócios financeiramente viáveis e as relações com qualidade, porque se um deles está em déficit todo o resto é afetado.

                                             Figura 1. Bases da sustentabilidade: os meios social, ambiental
                                            e econômico, os quais podem ser unidos formando  vertentes
                                                      sócio-ambiental, sócio-econômico e ecoeficiência.

Para que isso ocorra, podemos adotar algumas atitudes:

- Tratar pessoas com igualdade, respeitando seus direitos e opiniões;

- Ter equilíbrio social proporcionando escola, saúde, transporte, alimentação, moradia, dentre outros, com qualidade e que realmente funcionam;

- Ter uma economia estável e igualitária;

- Desfrutar da livre expressão e interagir com diferentes culturas;

- Preservar o meio ambiente para que possamos continuar tendo água para consumo, solo para plantar e ar para respirar.

Um dos problemas com o conceito de sustentabilidade é que o descaso através do uso indiscriminado e incorreto. Ter um símbolo de uma planta na embalagem do produto ou plantar árvores não faz uma organização ser sustentável. É preciso comprometimento de conduta com as bases da sustentabilidade.

Ser sustentável não é um status, mas sim uma busca constante em atingir o equilíbrio econômico, social e ambiental!


Fonte: http://entenderparapreservar.com.br/

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia