A importância das auditorias ambientais nas organizações

A auditoria ambiental pode ser realizada quando uma organização deseja implantar um sistema de gestão ambiental, a qual tem um caráter voluntário, ou quando é exigida por lei ou pelo órgão ambiental, neste caso, tem um caráter compulsório, pois é obrigatória.

O que difere uma auditoria de sistema de gestão ambiental e uma auditoria ambiental compulsória, além da questão da obrigatoriedade, são os critérios utilizados.

As auditorias ambientais obrigatórias avaliam, principalmente, a conformidade da empresa com os critérios estabelecidos pelas legislações, enquanto as auditorias de sistema de gestão avaliam a conformidade com critérios estabelecidos pela própria organização, com base, por exemplo, nos requisitos estabelecidos pela norma ISO 14001.
Tanto as auditorias ambientais obrigatórias, quanto a de sistemas de gestão ambiental são fundamentais para uma empresa, pois podem ser utilizadas como um instrumento eficaz na prevenção de impactos ambientais negativos, na melhoria do seu desempenho ambiental e de sua imagem da junto à sociedade, em um mercado consumidor cada vez mais exigente quanto aos aspectos ambientais dos produtos e serviços.

Giane Corrêa




Fonte:http://ambienteetal.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia