Programa Pfizer de Educação Ambiental comemora 11 anos de incentivo à preservação da natureza


Meio Ambiente · Programa Pfizer de Educação Ambiental comemora 11 anos de incentivo à preservação da natureza
(28/10/2011)


Ano internacional das florestas foi a inspiração para o tema deste ano. O programa desperta nas crianças das Escolas Estaduais de Guarulhos a consciência para a necessidade de cuidar do planeta

Respeitar a natureza é respeitar a si mesmo e preservar a própria vida. Este não é só um conceito. É uma realidade, vivida desde muito cedo pelas crianças das escolas Estaduais de Guarulhos que participam do Programa Pfizer de Educação Ambiental.

Voltado aos alunos do 1ª ao 4ª ano do ensino fundamental nas escolas estaduais de Guarulhos, município onde está localizada uma das fábricas da Pfizer no Brasil, o projeto conscientiza as crianças, há 11 anos, sobre a importância de cuidar do meio ambiente e as consequências para as pessoas dos problemas causados pela agressão à natureza. O programa teve início em 2001, numa parceria entre a Pfizer e a Diretoria de Ensino da Região Sul de Guarulhos. Desde que foi criado, cerca de 100 mil crianças já participaram da iniciativa.

 As atividades começam com a definição de um tema para o trabalho do ano e das cinco escolas participantes. A partir daí os professores são capacitados com aulas teóricas, complementadas com uma visita técnica, para em seguida iniciarem a implantação em suas escolas. Como parte do programa, uma peça teatral educativa é apresentada para os estudantes. Depois disso, os alunos são divididos em dois grupos (1ª e 2ª séries; 3ª e 4ª séries) e, a partir do tema proposto, são orientados pelos professores a produzir trabalhos artísticos como teatro, dança, esculturas e desenhos, para ilustrar o que aprenderam.

“Com o Programa Pfizer de Educação Ambiental temos a oportunidade de efetivamente incentivar uma mudança de hábitos positiva não só nos pequenos, mas também em seus familiares, já que os pais são impactados pelos filhos”, comenta Patricia Buffone, coordenadora do projeto.

O tema de 2011 é “Protegendo as florestas: a escola celebrando o verde”. A opção se deu em virtude de 2011 ser o Ano Internacional das Florestas*. Esta é uma iniciativa da ONU – Organização para as Nações Unidas – para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da atuação sustentável e conservação das florestas em todo o planeta.



Nesta edição participaram as escolas estaduais: Professor Paulo Nogueira, Deputado Maurício Goulart, Cacilda Caçapava de Oliveira, Frederico de Barros Brotero e Capitão da Polícia Militar Alberto Mendes Jr. Entre as atividades programadas para este ano foi possível implementar pela primeira vez ações para crianças com deficiência, como a leitura de gibis em braile, uma vez que a Escola Estadual Frederico de Barros Brotero tem entre seus alunos crianças surdas e cegas.


Os melhores trabalhos de cada escola, de acordo com a escolha dos professores, serão apresentados durante o evento de encerramento do Programa Pfizer de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 27 de outubro, na fábrica da Pfizer, em Guarulhos. Cada escola participante receberá como prêmio um aparelho de som portátil. Haverá ainda o sorteio de dez bicicletas (duas por escola, sendo uma bicicleta para menino e uma menina) e todos os alunos ganharão um kit do programa.



Referência
*http://www.unep.org.br/comunicados_detalhar.php?id_comunicados=161
______________________________________________________________________
Pfizer
Fundada em 1849, a Pfizer é uma das mais completas e diversificadas companhias do setor farmacêutico. Presente em mais de 150 países, a empresa está no Brasil desde 1952. Melhorar a saúde e proporcionar bem-estar fazem parte da missão da Pfizer ao descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar medicamentos de prescrição, genéricos e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida, com um portfólio que engloba desde vitaminas para gestantes e vacinas para bebês, até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, infecções e doença de Alzheimer. Entre seus produtos, destacam-se Lípitor, Enbrel, Viagra, Sutent, Lyrica, Rapamune, Champix, Eranz, Centrum, Pristiq, Zyvox, Advil e a vacina Prevenar. A Pfizer também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país.


Fonte: Thais Coimbra - cdn.com.br


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia