A "rua mais bonita do mundo" é brasileira e cheia de árvores

A Rua Gonçalo de Carvalho (foto abaixo) ganhou fama internacional pela internet. Após ser tema de publicações em dois blogs relacionados às árvores, ela ficou conhecida como a “rua mais bonita do mundo” e agora é ponto turístico para aqueles que visitam Porto Alegre.

Um verdadeiro túnel verde se forma ao longo da rua Gonçalo de Carvalho,
em Porto Alegre. Local quase se tornou estacionamento para veículos

Decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município em junho de 2006, os seus quase 500 metros de túnel verde ficaram conhecidos não só pelas árvores, mas também pela ação dos moradores locais pela preservação.

Em 2005, quando uma empreiteira queria construir um estacionamento, trocar o paralelepípedo pelo asfalto e derrubar algumas árvores do local, moradores e adminiradores da rua se uniram para impedir o projeto.
Depois da mobilização, o caso foi para a justiça e a construtora desistiu do estacionamento. Pouco tempo depois a rua virou Patrimônio ambiental de Porto Alegre.
De acordo com o portal G1 de notícias, as imobiliárias não conseguem fazer um levamento sobre a valorização da Gonçalo de Carvalho desde que virou um patrimônio. As explicações chegam quase ao mesmo fim: não há quantidade considerável de ofertas na rua.
Os moradores são antigos e alguns até ajudaram a plantar, há mais de 70 anos, as árvores que hoje formam o túnel verde. As tipuanas, espécie maioria na Gonçalo, são altas, com galhos e folhas grandes, que se espalham no alto dos troncos. Eles proporcionam sombra no verão e claridade no inverno, quando praticamente todas as folhas caem.
O amor e respeito como são tratadas pelos moradores, fazem com que se dediquem a elas e se sintam atingidos quando alguém comete um ato de vandalismo. Uma das árvores já foi queimada e pichada, outra pregaram um aviso sobre lixo, mas nenhum sofreu tanto quanto a placa de identificação de Patrimônio Ambiental, que já foi recolocada três vezes.
(EcoD)


Fonte: www.mercadoetico.com.br

Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Em Belém-Pa tem muitas ruas com túneis de mangueiras, procurem imagens no google.

  1. Anônimo disse...:

    Que Belém...aprecie essa bela rua gaúcha,ponto.

  1. Anônimo disse...:

    Acho q as mangueiras de belem sao melhores...

  1. Anônimo disse...:

    verdade, as de Belém são muito bonitas também.

  1. Luca disse...:

    As ruas de Belém realmente são fascinantes,tem os túneis formados por árvores gigantes, visitei a cidade uma vez, su de Portugal, a cidade é linda! saudades sinto

  1. Anônimo disse...:

    Vamos aos fatos: Não sou de belem e nem tenho nenhum vinculo afetivo com a cidade. Mas tenho que concordar que as ruas mangueiras em algumas ruas por lá são lindas! pena que não perdoam os vidros dos carros! rs

  1. Anônimo disse...:

    Tinha que ser no sul do pais. Estados colonizados por povos saxoes e nao latinos. Mas existem ruas mais bonitas que essa, sim.

  1. Alexandre disse...:

    moro em Porto Alegre...esta rua nao tem nada demais, acreditem! ou eh um titulo fake ou os gauchos precisam conhecer a Chanselise

  1. Anônimo disse...:

    Legal otimo post e muito interessante , visite o meu blog lá tambem tem postagens muito interessantes como essa www.maisqtop.com

  1. Anônimo disse...:

    Legal otimo post e muito interessante , visite o meu blog lá tambem tem postagens muito interessantes como essa www.maisqtop.com

  1. Anônimo disse...:

    Não é brasileira, é gaúcha.

  1. Anônimo disse...:

    E o bairristo descarado dos gaúchos faz-se presente...dá-lhe RS!!!!!!!

  1. 7ELLEVEN disse...:

    Parabéns pelo poster...
    Curtir um blog totalmente sem noção?
    Lá você encontra tudo, tudo o que não quer achar!
    Entre: www.7elleven.blogspot.com
    caso interesse uma parceria, estou a disposição!

  1. Anônimo disse...:

    Bairrismo inútil gaúcho, se o RS é tão bom assim voltem para RS. Saiam do outros estados.

  1. sgt_charles@hotmail.com disse...:

    e o RS se mostrando mais uma vez superior aos outros estados..quando se fala em bairrismo a gente leva como orgulho.. poiis amammos nossa terra até mais que o nosso pais..se o brasileiro tivesse amor pelo o brasil como o gaucho tem pelo seu rio grande o brasil seria bem melhor ....

  1. Orion Limpezas disse...:

    Não é Brasileira é do Pais RIO GRANDE DO SUL

  1. ann disse...:

    Jovem cria site milionário com idéia simples
    O site http://www.fakebok.com.br que recebe cerca de 15.000 visitas diárias, já arrecadou 92 mil reais com sua idéia aparentemente simples, porêm de múito sucesso. Alexandre Lavrador, seu criador pretende chegar a 1 milhão de reais. A idéia se resume na venda de espaços do site, para micro anúncios de Blogs.
    Fonte: http://www.jornalismocibernetico.jex.com.br/internet/jovem+cria+site+milionario+com+ideia+simples
    Respon

  1. Anônimo disse...:

    Porto Alegre é uma das cidades mais feias onde já morei. Além de um centro cheio de prédios velhos, a cidade tem um tom cinza que dá um desânimo de sair nas ruas, que inclusive exibem o descaso da política local em olhar com mais atenção a quantidade de mendigos morando nas ruas, quando poderiam estar recebendo um tratamento digno como já ocorre em outros lugares do Brasil. Ah, outra coisa, RS é o único estado do Brasil que não possui nenhum, eu disse, NENHUMA praia bonita! Vcs vêm com bairrismo eu venho com realidade.

  1. Anônimo disse...:

    Quase todas as ruas do centro de Belém são assim, mas para os sulistas preconceituosos as deles é "a melhor".

  1. Anônimo disse...:

    q servisse de exemplo pra aqui em recife pois eh um calor arretado e ainda tenho q ver um bando de imbecies derrubando nossas arvores pqp!!

  1. Anônimo disse...:

    Enquanto Porto Alegre tem apenas uma, em Belém têm várias: Av.: Nazaré, Gentil, Generalissimo, Conselheiro, Braz de Águiar... Viva as mangueiras!!!

  1. Anônimo disse...:

    não sei se é mais bonita que as ruas de belem mas é uma rua bonita sim...
    e sim o rio grande so tem sim uma outra paria bonita...Capão da Canoa, Capão Novo, Torres (fronteira com SC), Laranjal, Tramandaí e outras...mas realmente o forte so RS não é as praias que boas ou meia boca(não compara com SC,RJ,MA, entre outras) mas o que temos de bom é a serra...ate´porque o RS é formado por povos europeus eu sua maioria ou seja gente que gosta mais do frio do que calor...eu mesmo prefiro mil vezes o inverno que verão...resumindo td o brasil tem lugar bom pra visitar...

    aqui algumas fotos da rua vista por baixo...

    http://www.google.com.br/search?ix=seb&q=Rua+Gon%C3%A7alo+de+Carvalho&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=GiVNT8meJJOztweSkbQ4&biw=1024&bih=655&sei=HSVNT-v5HfGpsALoq_Ek

  1. Anônimo disse...:

    essa rua é muito bonita,tinha q ser em Porto Alegre mesmo!

  1. Anônimo disse...:

    artigo FAIL!

  1. Anônimo disse...:

    Só porque os gaúchos querem... Conheço muitas outras ruas muito mais bonitas. Com árvores tb, mas melhor colocadas e com um visual mto lindo!
    Alí é apenas um amontoado de árvores, que transformaram a rua numa espécie de floresta perdida na cidade...
    Aprendam sobre estética com os Curitibanos, primeiro! Eles sim sabem como fazer ; )~

  1. Anônimo disse...:

    AIAIAIA q prepotencia..... desculpa ai mais em curitiba exite varias ruas assim de limdos ipes... o é, que nós curitibanos não somos tão metidos como os guauchos que qualque coisa q fazem é motivo para acharem que é melhor do que os outros. E mais uma coisa vcs SÃO BRASILEIROS SIM DESDE O MOMENTO EM QUE PERDERAM A GUERRA AQUI NO ESTADO DO PARANÁ SORRY.... agoram aprendam ser mais umildes e vejam que existem coisas boas em todo pais. mais valeu a iniciativa o meio ambiente agradece.

  1. Anônimo disse...:

    é verdade. tá na hora de começar outra e separar de vez.

  1. Anônimo disse...:

    Realmente é a rua mais bonita do Brasil , não posso dizer do mundo , porque não conheço a Europa e os Estados Unidos , Japão etc ...

  1. deveriam de existir mas ruas como essa como muitas árvores, isso tornaria o ambiente das cidades mais limpo

    http://myaple.blogspot.com/2012/02/as-maiores-mentiras-que-as-mulheres.html

  1. Thalles Lazaro disse...:

    nussa que locura muito bonito!

  1. José disse...:

    Parabéns aos moradores por impedir a destruição de uma beleza incomparável.
    Araraquara no interior de São Paulo possui uma rua semelhante, porém apenas com "oitis" plantadas.
    quem quiser ver procure por "Rua Voluntários da Pátria em Araraquara" no google imagens.

  1. Rafael disse...:

    Semelhante a rua voluntários da pátria em Araraquara, com certeza, com uma diferença, aqui temos 1 quilômetros de extensão, e não apenas 500 metros.

    link google maps: http://g.co/maps/yp86h - cinturão verde!

  1. Jorge disse...:

    Araraquara tem que ser transformada em patrimônio ecológico também, foi construído até um "boulevar" ao longo da faixa das árvores.

    fotos:
    http://www.turismopelobrasil.net/turismo/admin/img_normal/normal_OitisAraraquara%20(1).jpg

    http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2008/10/araraquara-r-voluntarios-da-patria.jpg

    http://4.bp.blogspot.com/-fgi6a4if3AE/TfkpI5Th1tI/AAAAAAAACns/d03ExLJeUN0/s1600/Araraquara_rua%2BVoluntarios%2Bda%2BPatria_030805_3.jpg

  1. Anônimo disse...:

    Qual o PI do RS? Representa quantos por cento do PIB do Brasil? Está em qual colocação entre os estados mais ricos? Se essa merda não fosse do Brasil não faria falta alguma. Agora, sem SP seria outra estória.

  1. Anônimo disse...:

    Em belém tem ñ só uma mais dezenas de tuneis de arvores, formando uma bela paisagem.

  1. Anônimo disse...:

    KKKKK Rua mais bonita do mundo é foda! As de Paris são então do Universo? As de Veneza? As da Holanda?

    Putz! Menos gauchada! Menos!

  1. Legalize disse...:

    A rua é muito bonita sim, como outras tantas também tem sua beleza em particular, porém achar que um estado é melhor que o outro é imbecilidade! Cada região do país tem sua particularidade e sua contribuição para o país, o Rio Grande do Sul não seria nada mais que um "Paraguai ajeitadinho" se fosse separado do restante do país.

  1. kételin gomes disse...:

    O pessoal fala do povo gaúcho, fala que o RS não ia fazer falta, que aqui somos prepotentes e que não temos praias bonitas. Ok. Sigam falando. Nos vejam pela cultura, pela raça, pelo amor ao estado, coisa que não se vê em outro lugar do país. Até Arnaldo Jabor concorda! Iríamos SIM fazer falta ao país, não sejam hipócritas. E, por favor, não coloquem a culpa disso na 'prepotência' dos gaúchos, se a separação envolveria o Paraná e Santa Catarina também.

Postar um comentário

 
Eco Harmonia