Campanha sobre consumo consciente e solidário entra em seu segundo ano

Natasha Pitts, da Adital
A Campanha Consumo Consciente e Solidário, da Casa da Mulher do Nordeste, ONG feminista localizada em Recife, Pernambuco, Nordeste do Brasil, está entrando em seu segundo ano e realizando novas ações para estimular reflexão sobre produção, consumo e compra, na perspectiva de uma vida mais saudável. O tema da iniciativa se baseia no questionamento “O que você consome é essencial para sua vida?”.
A Campanha, realizada em Recife e no Sertão do Pajeu (sertão de Pernambuco), busca atingir crianças e adultos com atividades que focam temas como feminismo, agroecologia, segurança alimentar e nutricional e economia solidária. No entanto, apesar de buscar atingir um público amplo, as mulheres produtoras e os públicos com quem elas se relacionam (consumidoras/ores) são o foco principal.
De acordo com Graciete Santos, coordenadora Geral da Campanha, a iniciativa é importante, pois tem o sentido de dialogar. “Hoje, o consumo é algo central na sociedade e o debate sobre ele nos leva a refletir sobre como estamos vivendo e nos relacionando. A forma como se produz também é importante e estratégica, a partir dela podemos repensar temas como modelo de desenvolvimento, exploração de mão-de-obra, uso de agrotóxicos”, esclarece.
Graciete também explica que a Campanha já está inserida no cotidiano das mulheres da Casa da Mulher do Nordeste e das organizações parceiras, que sempre encontram oportunidades para falar sobre consumo consciente e solidário. Além das feiras agroecológicas, o programa de Rádio Fala Mulher, que vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 13h30, na Rádio Pajeú, é mais um espaço para abordar o tema. A mesma sensibilização também é feita em datas específicas como Dia do Meio Ambiente, Dia da Caatinga, entre outros.

Entre as atividades realizadas em 2011, no contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Campanha realizou, na Escola Marluce Santiago, em Olinda, um concurso de desenho com o objetivo de sensibilizar pais e alunos para a necessidade de se adotar práticas de Consumo Consciente e Solidário. No mesmo dia, o Grupo de Teatro Teatração apresentou a peça ‘Mão na Massa’, que abordou o papel de cada pessoa na preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem.
Também em 2011, no Sertão do Pajeu, o grupo de Mulheres Guerreiras e as mulheres do Poço Redondo receberam informações sobre a campanha e tiveram contato com o mundo do consumo consciente e solidário. O mesmo aconteceu em Afogados da Ingazeira, onde as integrantes da Casa da Mulher do Nordeste participaram da 9ª Semana do Meio Ambiente e deram palestras nas escolas locais sobre o tema.
As feiras agroecológicas de Serra Talhada, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Egito também foram boas oportunidades para divulgar a campanha e seu intuito. As parceiras da Campanha – a Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana e a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeu – divulgaram a iniciativa com panfletagem e conversas com feirantes e consumidores/as.
Ao fazer um balanço da Campanha, iniciada no primeiro semestre de 2011, a coordenadora da iniciativa revela que as ações desenvolvidas estão mexendo com as relações familiares. “As mães estão discutindo com seus filhos sobre alimentação saudável. Elas dizem que estão deixando de comprar salgadinhos e biscoitos recheados e dando mais valor à comida saudável, feita em casa. Outro ponto é o interesse dos parceiros da Campanha, o que ajuda a ampliar o alcance dela, e o fortalecimento das ações em rede”, acrescenta.
A Campanha Consumo Consciente e Solidário faz parte do projeto ‘Tecendo um Nordeste Solidário: Mulheres rurais e urbanas fortalecendo sua cidadania e autonomia econômica’, que tem o apoio da Petrobras e do Governo Federal. Em dois anos, o projeto pretende atingir 300 mulheres, sendo 100 da Região Metropolitana de Recife (área urbana) e 200 do Sertão do Pajeú (área rural) com a finalidade de estimular a capacidade produtiva, incidindo em políticas públicas e fortalecendo práticas voltadas para a Economia Solidária.
Mais informações em:
(Adital)

Fonte:www.mercadoetico.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia