Treinamento Transition towns ganha destaque na imprensa de Guarulhos!

05 de março de 2012 - 08:43
João Machado

May: “O objetivo é construir uma cidade consumindo menos energia e recursos”
Guarulhos é incluída em rede de sustentabilidade
Juliana Aguiar Carneiro
Sessenta guarulhenses participaram gratuitamente, desde de sexta-feira, de um treinamento do projeto ‘Movimento Cidades em Transição’. O evento terminou na noite de ontem, com a palestra da líder ambiental mundial, May East, uma brasileira que vive há 20 anos na Ecovila Findhom, na Escócia.
O ‘Movimento Cidades em Transição’, que atualmente está presente em 352 cidades de 31 países, tem como principal objetivo transformar as cidades em modelos sustentáveis, com indivíduos mais conscientes em suas relações com o meio ambiente.
“O objetivo é construir uma cidade consumindo muito menos energia e recursos, com um padrão de qualidade de vida adequado. Para isso, contamos com cidadãos engajadas. O movimento que começou na Irlanda já se espalhou pelo mundo”, disse May East.
Com esse treinamento, Guarulhos foi incluída oficialmente na rede mundial do ‘Movimento Cidades em Transição’. O prefeito Sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, João Carvalho, também estiveram presentes no encerramento do evento que aconteceu no Teatro Adamastor, no Macedo.
“Hoje eu percebo que Guarulhos tem um papel muito importante para São Paulo e para o resto Brasil. Antigamente eu imaginava que a cidade era apenas uma porta de entrada, hoje eu consigo verificar a sua real importância”, disse a líder ambiental.
Além da sustentabilidade, May East também abordou em sua palestra a questão do petróleo. Ela relembrou que grande parte dos materiais utilizados pela população mundial é derivada do’ouro negro’, e que essa é uma realidade que precisa mudar com urgência.

Metrópoles consomem 85% da produção mundial, afirma ambientalista
May East também relembrou que apenas 12% das cidades espalhadas pelo mundo formam as metrópoles e que essas cidades utilizam 85% da produção mundial, de acordo com a ambientalista May East. O ‘Movimento Cidade em Transição’ também tem como objetivo ensinar as cidades como viver com um gasto inferior de recursos naturais, mas com a mesma qualidade.
Como exemplo, May East citou o caso do cheeseburger. De acordo com ela, o lanche americano emite 450 gramas de carbono no meio ambiente. Nos Estados Unidos, cada cidadão tem o hábito de comer pelo menos três lanches diários, o que gera um cálculo alarmante de emissão de carbono no meio ambiente. 
Além de ser reconhecida como uma das maiores lideranças pela sustentabilidade no mundo, May East mora há 20 anos na Ecovila Findhorn, na Escócia, onde é diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a Global Ecovillage Network. Ela também é diretora global do programa Gaia Education, um consórcio internacional de designers de sustentabilidade presente em 23 países.





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia