SABINA - Escola Parque do Conhecimento



Fonte : Youtube

Sabina


A Sabina Escola Parque do Conhecimento -  com seu pinguinário, réplicas de dinossauros em tamanho natural e com movimento, simuladores, experimentos de física e biologia, e agora o Planetário Johannes Kepler  é muito mais do que um grande espaço destinado à exposição de equipamentos, instrumentos científicos e obras de arte. É um lugar onde o visitante interage, reconhecendo ou não, algo familiar ao seu repertório cultural.
Sabina é a concretização material de uma idéia pedagógica que transcende o ensino  formal e responde a um dos maiores desafios da educação contemporânea, o de  alcançar o saber de forma dinâmica, de maneira que os alunos participem do processo permanente da construção de conhecimentos e que  crie oportunidades os diferentes percursos de aprendizagem se entrecruzarem além do cotidiano escolar, de forma prazerosa e lúdica.
Dentro desse objetivo, a Sabina promove a ampliação dos conhecimentos trabalhados pela escola, o estímulo à cultura científica e artística, o despertar da curiosidade e do questionamento do aluno e da reciclagem dos educadores.
 
Tubarão no aquário              Globo Terrestre

Sabina visa, também, à democratização do conhecimento e à inclusão cultural, ou seja, permite que cada um atue para saber mais, ampliando suas possibilidades individuais, sem deixar de investir nas possibilidades de ampliação dos conhecimentos de todo o grupo, tornando-se cidadãos mais conscientes e questionadores de seu papel na sociedade.
Proporciona a todos as mesmas oportunidades de acesso aos saberes relacionados às Ciências, Artes e Tecnologia. O espaço interno com equipamentos, exposições de longa duração e temporárias, laboratórios, biblioteca multimídia, auditório, salas de aula, em um grande pavilhão de dois andares, possibilita a experimentação dos fenômenos da natureza,  mesclando conhecimento e entretenimento. 
Sabina – Escola Parque do Conhecimento é uma iniciativa da Secretaria de Educação dirigida prioritariamente a alunos e professores da rede de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos do município.  Atende também  estudantes das redes estadual e particular para visitas agendadas.
O objetivo da Sabina é democratizar o conhecimento artístico, cientifico, tecnológico e promover a inclusão cientifica e cultural, proporcionando aos professores e alunos um espaço para experimentação e desenvolvimento de projetos além dos limites físicos da Escola e da sala de aula. Eles também podem desenvolver tecnologias, equipamentos e metodologias para o ensino das ciências, integrando-as às demais áreas.
Construído em uma área de 24 mil m2, sendo 8,2 mil m2 ocupados por um ousado complexo arquitetônico, o novo espaço vem se confirmando como  um grande laboratório interativo abrangendo as mais variadas áreas do saber. Nos primeiros quatro meses de funcionamento (entre fevereiro e junho/2007) recebeu aproximadamente 40 mil visitantes, a maioria estudantes e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Atrações           
Entre as atrações  mais procuradas estão os dinossauros, principalmente a única réplica da América Latina do esqueleto de um Tyrannosaurus rex, com 12,8 metros de cumprimento; e um robô de Ceratosaurus Nasicornis  que se movimenta e emite sons, ainda um pterossauro, de nome Anhanguera, que sobrevoa os visitantes da Escola Parque. Os simpáticos pinguins de Magalhães também conquistam crianças e adultos, enquanto as moréias do aquário e as serpentes do serpentário espantam. 
O público pode, ainda,  conhecer o interior do corpo humano por meio de uma boneca, de 12m de comprimento, chamada Nina. Como se fosse um alimento, o visitante passa pelos diversos compartimentos do sistema digestório até o fim dos intestinos, quando escorrega para a saída. No patamar das experiências improváveis, outro simulador, chamado Fúria da Natureza, possibilita ao visitante o contato com fenômenos como furacões, vulcões e terremotos por meio de plataforma bem segura.

Na área das artes, instrumentos musicais gigantes do músico e luthier (profissional especialista na construção e no reparo de instrumentos) Fernando Sardo e uma instalação sonora do mesmo artista reunindo objetos do cotidiano para produzir som, chamam a atenção da garotada. 
Atualmente, o espaço de exposições temporárias abriga a exposição  Cores, cantos e contos do Brasil. Criada especialmente para o espaço, a mostra utiliza os personagens do folclore para ensinar conceitos de música às crianças.
Público Alvo
Voltada prioritariamente ao aprendizado de crianças a partir dos 4 anos de idade, a Sabina atende, durante a semana, escolas previamente agendadas.
O público em geral é recebido durante os finais de semana e feriados. Servidores andreenses têm um incentivo a mais para a visitação: os ingressos para eles têm 50% de desconto.
Monitoração das Visitas
As visitas à Sabina - Escola Parque do Conhecimento devem ser pré-agendadas pelas unidades escolares e acontecem de terça a sexta-feira.
Estas são acompanhadas por monitores, todos universitários e capacitados, que  orientam os estudantes pelo complexo, apresentando os experimentos e as exposições e explicando os trabalhos científicos com uma linguagem acessível. Os grupos são formados por no máximo vinte estudantes, permitindo aos mesmos vivenciar conhecimentos multidisciplinares e interatividade, transportando-os da teoria para a prática.
Além do monitor, um ou mais profissionais da unidade escolar deverá acompanhar e coordenar o grupo.
Tipos de Visitas
Exploratória:  normalmente acontece quando é a primeira vez que os visitantes vêm ao parque. Tem um caráter mais global e passa pelas cinco áreas do saber: Arquitetura - Ciências da Terra, Ambiente e Sustentabilidade – Ciências da Vida – Ciências Físicas e Tecnológicas – Arte e Comunicação. A estimativa é de que uma visita completa aos equipamentos leve até oito horas.
Focada:  É agendada de acordo com os temas propostos pela Sabina diante do “cardápio de projetos”.. Seguindo as orientações fornecidas na marcação da visita, o professor deve informar aos alunos acerca da área em que irão desenvolver a atividade, o que vão encontrar e o que se espera deles, isso torna a atividade organizada e direcionada para os objetivos pretendidos pelo professor e/ou escola. Quantidade de estudantes por aula focada é de 25 a 30 alunos.
·         Temas para Visitas Focadas
Portanto, é importante que o professor esteja presente no dia da visitação e formalize antecipadamente por meio de um instrumento específico e/ou documento  as informações pedagógicas á respeito dos conteúdos que deverão ser contemplados no decorrer desta.

Localização
A Sabina está localizada na Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135), ao lado do Parque Central e próximo ao Hospital Mario Covas.
Horários de Funcionamento:
De terça a sexta-feira, o atendimento, das 8h30 às 16h30, é exclusivo para escolas públicas e particulares, através de agendamento prévio. Aos sábados, domingos, feriados e durante as férias escolares, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h.  
Ingressos – Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações pelo telefone 4422 2001.
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135).
Estacionamento regulamentado com faixa reservada para ônibus escolares e carros comuns.
O espaço não possui lanchonete.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia