Evento no CREA abordará gerenciamento obrigatório de resíduos por parte das empresas


Até 30 de junho cerca de sete mil empresas de Maringá deverão apresentar, junto à prefeitura, um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Conforme a Lei Federal 12305/2010 e decreto municipal assinado em 2011, todas as empresas, independente do segmento, que produzem algum tipo de resíduo sólido serão responsáveis pela destinação correta. Para isso, é necessário fazer um plano para administrar todas as etapas, que inclui armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final do lixo.

Segundo o geógrafo José Roberto Francisco Behrend, as empresas serão obrigadas a se responsabilizar pelos resíduos que produzem. “Isso inclui todas as empresas do ramo de saúde, comércios que vendem produtos perigosos, como combustíveis, lubrificantes, e as indústrias”, fala.
Para explicar os detalhes sobre como deve ser realizado o planejamento de resíduos, a prefeitura de Maringá e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realizarão, entre às 8h e 12h desta quarta-feira (9), um curso gratuito voltado a engenheiros e outros profissionais credenciados no Conselho. “Como o procedimento deve ser realizado por técnicos habilitados, faremos este evento para fornecer todas as informações necessárias e esclarecer dúvidas”, fala o vice-presidente do CREA-PR, Osvaldo Danhoni.
Com o intuito de uniformizar os planos de gerenciamento de resíduos, a prefeitura de Maringá elaborou um sistema online que explica como deverá ser realizada cada etapa do gerenciamento (http://venus.maringa.pr.gov.br/residuos/). Conforme Danhoni, o curso é importante para os técnicos credenciados junto ao CREA. “Vamos fazer simulações concretas de como deve ser realizado o gerenciamento. Além do conhecimento, o profissional vai poder orientar o seu cliente e se atualizar sobre procedimentos que serão imperantes daqui para frente”, ressalta.
O curso será ministrado por José Roberto Francisco Behrend, geógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maringá e profissional credenciado junto ao CREA.
Confira a programação do curso
8h: Recepção
8h30: Abertura - Gerente regional e entidades de classe apoiadoras
8h45: Programa de Excelência do CREA-PR - Gerente regional
9h: Planos de Gerenciamento de Resíduos - palestrante do município de Maringá
10h15: Apresentação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Online - palestrante do
município de Maringá
11h30: Encerramento
Serviço
Curso: Plano de Gerenciamento de Resíduos da Prefeitura Municipal de Maringá
Data: 09/05/2012
Horário: 8 às 12h
Local: Auditório do CREA-PR em Maringá/PR, localizado na avenida Bento Munhoz da
Rocha Neto, 1139 - Zona 07
Período de Inscrições: até 9/05/2012
Investimento: gratuito
(Fonte : Paraná Shop – 9/5/2012)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia