Prevenção de incêndios


Incêndios e Prejuízos ao Meio Ambiente
Os incêndios normalmente trazem enorme prejuízos para o MEIO AMBIENTE, seguido de explosões de reservatórios de produtos químicos, materiais inflamáveis, produtos tóxicos, emissão de um grande volume de gases e fumaças lançados na atmosfera e contaminação do solo, um consumo elevado de água para extinção, e geração de resíduos contaminados.

Independente do tamanho e proporção que atingi, um incêndio sempre traz prejuízos materiais e as vezes pessoais. Algumas dessas perdas nunca serão recuperadas...
A prevenção é sempre a melhor escolha, e pensando nisso hoje trataremos sobre como evitar incêndios, agindo de forma preventiva.
Para a prevenção contra incêndios algumas atitudes são importantes:

Respeite a sinalização indicativa de combate e ação em casos de incêndios
A sinalização indicativa é muito importante, em caso de incêndio é ela que mostrará as ações a serem tomadas para que as pessoas saiam do lugar em segurança.

Não obstrua o acesso aos corredores de passagem de emergência e escadas
Lembrem-se em caso de incêndio eles são a esperança de uma saída rápida e segura, mantê-los desobstruídos é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente.

Não fume próximo a produtos inflamáveis
Isso parece obvio, mas acredite, acontece! Obedecer a sinalização de não fumar é um ato de inteligência.
Fume apenas nos lugares permitidos para tal.

Cuide da rede elétrica
Boa parte dos incêndios ocorrem por causa de curto circuitos elétricos. Não faça gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica.

Não sobrecarregue as tomadas
Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.

Substitua os extintores avariados
Principalmente em ambientes com circulação constante de empilhadeiras é comum que aconteçam avarias em alguns extintores, tornando-os inadequados para uso. Fazer a substituição no menor tempo possível é muito importante para manter o ambiente mais preparado para uma eventual ação.

Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados
Isso é importante para evitar que na hora da correria, algum desavisado use e com isso sofra uma descarga elétrica (a água conduz eletricidade).

Mantenha os extintores com carga de água longe dos produtos químicos inflamáveis
Lembre-se, os extintores de água podem fazer com que as chamas se espalhem, e com isso o fogo poderá se tornar incontrolável.

Conheça os produtos químicos da sua empresa
Alguns produtos químicos reagem em contato com outro, e essa reação às vezes gera fogo. Conhecer os produtos químicos e sua reação irá fazer com que tome as medidas para armazená-los a uma distância certa e lugar seguro, e com evitar o risco.

Mantenha os materiais combustíveis em local seguro
Não improvise, na dúvida procure opinião especializada.

Nunca obstrua o acesso aos extintores;
Os extintores são as vezes a única chance de um combate a tempo de evitar que as chamas se tornem incontroláveis.

Lembre-se os primeiros minutos são os mais importantes no combate a incêndio, quanto mais demorar para combater, maior a chance de que ele fique incontrolável.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia