ISO influenciando no Desenvolvimento Sustentável


Posted on 19 de julho de 2012 
     
Entre as duas conferências realizadas no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, o Earth Summit em 1992 e a Rio+20 este ano, a ISO (International Organization for Standardization) aumentou consideravelmente seu portfólio de normas com ações práticas para alcançar resultados positivos.

Atualmente, são aproximadamente 19.000 normas que fornecem às indústrias, governo e à sociedade em geral, soluções para o desenvolvimento sustentável, econômico, ambiental e social.
As normas fornecem o meio mais efetivo e pragmático para diminuir espaços entre regiões, países e para que diferentes pessoas possam trabalhar mutuamente em objetivos comuns com sinergia em prol de resultados positivos. As normas contribuem, por exemplo, para a proteção do consumidor, segurança no trabalho, relacionando-se diretamente a produtos e serviços.
É realmente importante que exista um órgão regulador comprometido em estruturar uma estratégia global que retire as pessoas envolvidas do processo teórico e as insira em um processo prático com ações concretas, no qual desempenho é traduzido em resultado.


COMENTÁRIO DO ECOHARMONIA
A Rio+20 um mega evento que envolveu autoridades de diversos países, ambientalistas, ativistas, empresários e a sociedade. Uma oportunidade de reflexão e aproveitar para utilizar o CICLO PDCA rever conceitos, atualizar normas, estabelecer plano de ação, e principalmente assumir compromissos.
A ISO faz parte deste processo sistêmico e tem um enorme potencial para transformar em ações prática traduzidas em resultado.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia