A ironia desenfreada da indústria automobilística


Não é de hoje que a indústria automobilística usa uma forma de comunicação que na maioria das vezes é preconceituosa, discriminatória e, acima de tudo, egoísta. Até aí não é novidade, pois se tem gente que ainda assim compra carros daquela marca é porque a lavagem cerebral funciona. Não costumo prestar atenção em comerciais de carros, pois a mensagem é sempre a mesma, mas desde a semana passada observei dois comerciais que me chamaram a atenção pela ironia.

Você já deve ter visto um comercial falando que “Se você anda sumido é porque tem um carro que não diz nada” e outro dizendo “Ter um faz toda diferença”, não é mesmo? Eu passaria meses listando comerciais com as mesmas mensagens da suposta superioridade adquirida pela posse de um veículo, o que é uma baita mentira que ainda convence muitos consumidores.
Mas todo mundo sabe, inclusive o governo que insiste na redução de IPI para compra de automóveis, que não temos mais espaço para todo esse volume de carros. Os engarrafamentos são constantes e atualmente São Paulo é só mais uma cidade engarrafada entre tantas outras bem menores. Sabemos também que a maioria das estradas que temos está em péssimas condições, que os transportes públicos não funcionam e que a poluição cresce a cada dia.

Mesmo sabendo disso, ainda mais na Semana da Mobilidade Urbana que começou na última segunda-feira, ainda tenho que ver um comercial dizendo “enfrente o trânsito com o câmbio automatizado...”, como se isso fosse a solução para o engarrafamento das cidades. Só consigo pensar que a indústria automobilística está rindo da nossa cara, veja abaixo:

Caso tenha recebido essa publicação via RSS ou e-mail, clique aqui para assistir ao vídeo.



Fico me perguntando se eles só quiseram ser engraçadinhos com um assunto que não tem a menor graça ou se o poder econômico que eles possuem - quase 20% do PIB do Brasil - lhes dão a liberdade de serem tão irônicos, dando uma indireta no governo sobre investimentos em avenidas para que seus sonhos de consumo possam trafegar tranquilamente.

Abaixo segue outro comercial engraçadinho, dessa vez de uma fábrica japonesa de pneus. Este comercial conseguiu ser ainda mais irônico que o anterior, veja o que acham das nossas estradas e o desfecho final:

Caso tenha recebido essa publicação via RSS ou e-mail, clique aqui para assistir ao vídeo.


O pior é que praticamente todas as fábricas de automóveis se dizem “sustentáveis”, tem uma fábrica francesa que resolveu por sua marca em bicicletas – vendidas a R$ 800,00 – e só por isso os vejo dizendo em redes sociais que são amigos do meio ambiente. Além da bike deles ser muito cara isso não lhes dá mérito para se auto afirmar sustentável. De que adianta fazer isso e dizer no comercial que ter tal carro faz toda a diferença? Logo se entende que tendo a bike deles você não é ninguém, certo?! Um Greenwash básico.

No próximo sábado, fechando a Semana da Mobilidade Urbana, teremos o Dia Mundial sem Carro. Não espere ver menos carros nas ruas, pois essa possibilidade é remota e diante do nível de consciência das pessoas ela é utópica. Mas eventos diversos ocorrerão em várias cidades do país e você pode conferir a programação no site diamundialsemcarro.org.br/

É importante que a imprensa faça ao longo do ano matérias como as que vêm fazendo durante toda esta semana, destacando a importância dos transportes alternativos, de cobrar o governo por investimentos em transporte público e até de se reaprender a andar a pé. Só através da conscientização será possível perceber melhorias.

Para finalizar deixo o link de um vídeo esclarecedor para quem estiver pensando em comprar um carro, confira aqui.


Fonte: Coluna Zero

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia