INSS - Inicia a implantação do atestado médico eletrônico em todo o Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a implantação do atestado médico eletrônico em todo o Brasil. O intuito da medida é reduzir a espera dos pacientes que necessitam de perícia médica devido à impossibilidade de cumprir suas funções por motivo de doença no período de até 60 dias.

Com o e-atestado, o trabalhador poderá comprovar a invalidez temporária e homologar a concessão do benefício do seguro social. Para isso, basta passar por consulta com um médico assistente, da rede particular ou pública, para que este diagnostique a doença.
Se constatar que o paciente estará recuperado em mais de 16 e menos de 60 dias, o médico deve entrar no site da Previdência Social, autenticar o atestado eletrônico com uso de um certificado digital ICP-Brasil e emitir as informações ao INSS.
Além de conferir agilidade ao processo, o atestado médico eletrônico auxiliará na prevenção das fraudes mais comuns, como falsificação de atestados e períodos de afastamento, uma vez que o próprio médico informará, eletronicamente, quantos dias o empregado deverá permanecer fora do posto de trabalho e o CID (Código Internacional de Doenças).
Fonte:http://serasa.certificadodigital.com.br/inss-inicia-adocao-de-certificado-digital-para-atestado-medico-eletronico/ - acesso em 27/09/2012.


Comentário do Autor:

Vivemos em um momento que a tecnologia da informação está em ascensão estes serviços desburocratizam e facilitam a comunicação. É preciso investir cada vez mais e colocar estes recursos a serviço da sociedade.
Esta iniciativa é uma demonstração de democracia na relação entre empregadores e empregados, e também uma garantia dos direitos do trabalhador que muitas vezes é penalizado por desconhecimento da lei e fazer jus aos seus direitos garantido na CF 88, CLT e Direito Previdenciário.
Esta medida também deverá estabelecer maior transparência entre INSS, Empresa e o Empregado.
Parabéns pela iniciativa

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia