Ministério do Trabalho eleva as exigências para trabalho em altura


02/10/2012 19h42 - Atualizado em 02/10/2012 19h45

Empresa que descumprir pode ser embargada ou interditada.
Estima-se que 40% dos acidentes são causados por quedas.


O Ministério do Trabalho aumentou a exigência de segurança para quem trabalha em altura. Antes, apenas funcionários da construção civil e da indústria naval tinham proteção específica. A empresa que descumprir pode ser embargada ou interditada e ainda ter que pagar multa.
A NR 35, como é chamada a norma, foi publicada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho em março de 2012 e tinha prazo de seis meses para que as empresas pudessem se adaptar às exigências. A partir de agora, quem não cumprir as medidas pode ser multado. O valor varia de R$ 400 à R$ 6 mil.
O Ministério do Trabalho estima que 40% dos acidentes no emprego são causados por quedas. João Henrique dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Plástico de Jundiaí (SP) e região, diz que a NR 35 pode ser considerada uma conquista do trabalhador e um alerta para os empresários.
As empresas devem criar um setor ou então capacitar o técnico de segurança do trabalho para analisar o risco de cada atividade, organizar e adotar medidas técnicas para evitar os acidentes. O auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Gianfranco Pampalon afirma que haverá fiscalização e de forma intensa, mas que o importante é conscientizar empresários e funcionários.
Para denunciar o descumprimento da norma basta procurar qualquer Delegacia Regional do Trabalho ou ligar no telefone 158.
Fonte: G1

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia