Plataforma afunda no Maranhão com 30 mil litros de óleo diesel


04/10/2012 01h07 - Atualizado em 04/10/2012 01h27

Capitania dos Portos informou que vai apurar as causas do acidente.

A empresa Vale afirmou que nenhum funcionário se feriu.

Alex Barbosa

São Luís, MA

Uma plataforma da companhia Vale do Rio Doce afundou no Porto da Madeira, no Maranhão com 30 mil litros de óleo diesel.
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram que somente uma parte da plataforma ainda não estava submersa. O que agora está debaixo d´água era uma estrutura grande, do tamanho de uma quadra de futebol de salão, pesando duas toneladas e carregada com 30 mil litros de óleo diesel.

No momento em que a plataforma afundou, sete pessoas estavam a bordo. Todas conseguiram sair a tempo e, segundo a Vale, ninguém se machucou. A plataforma foi instalada há dois anos como apoio para as obras de ampliação do porto da Ponta da Madeira, que é o terminal usado pela Vale, em São Luís, para a exportação de minério. O óleo era usado para manter o funcionamento da estrutura e movimentar os guindastes.

A Capitania dos Portos informou que vai apurar as causas do acidente e acompanhar o plano de resgate da plataforma, uma operação complexa que requer cuidado para que não haja vazamento de óleo e um acidente ambiental.

Os trabalhos de retirada da plataforma do mar só devem ser concluídos no fim do mês que vem. "Nós vamos nos reunir com a empresa contratada pela Vale para fazer a salvatagem. Ela vai fazer um plano de salvamento e esse plano de salvamento tem que contemplar a retirada desse óleo de bordo da plataforma e o que eles pretendem fazer e como eles pretendem fazer”, diz o comandante da Capitania dos Portos, Jair dos Santos Oliveira.
Em nota, a Vale informou que a plataforma está estabilizada, que as operações no local são realizadas normalmente e que o incidente não vai interferir na implantação do novo pier.
Fonte: G1

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia