SASSMAQ - CERTIFCAÇÃO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO SEGURANÇA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE



CASOS DE SUCESSO
Adequar-se rapidamente às crescentes exigências do mercado. Essa foi a decisão tomada pelo empresário Ubiratan Roberto de Paula Filho, diretor administrativo-financeiro da Transportadora Itaitinga Ltda. (Transita), para garantir a permanência de seus clientes e fazer frente à concorrência num setor altamente competitivo: o de transporte de produtos químicos e tóxicos. 
Atuando no mercado há apenas seis anos, a Transita correu atrás e obteve a certificação do Sistema de Avaliação, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (Sassmaq), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). O objetivo do Sistema é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. 

O que é o Sasmaq? 

O sistema, lançado pela Abiquim em maio de 2001, foi dirigido inicialmente ao modal rodoviário de transporte de cargas. Gradativamente, ele está sendo ampliado para abranger todos os modais de transporte, bem como os terminais de armazenagem. 
O sistema está baseado em modelo aplicado com sucesso na Europa pelo Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas (Cefic). A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim.
São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional. 
A avaliação pelo Sassmaq não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de transporte. 
Com isso, a Transita obteve um importante diferencial entre as empresas do Nordeste que realizam o transporte desse tipo de carga. Seus funcionários recebem treinamento diferenciado na própria empresa, de acordo com a atividade que passará a executar. Anteriormente, esse treinamento era feito pelos próprios clientes. 
A Transita conta, hoje, com 44 empregados, sendo 26 motoristas e o restante distribuído entre pessoal administrativo e de apoio. A empresa transporta cloro liquefeito (para a Cagece), gás liquefeito de petróleo (GLP ou gás de cozinha) a granel e combustíveis. 
A frota é nova. A média de idade dos veículos é dequatro anos, sendo que a idade máxima exigida para o transporte de produtos químicos é de oito anos. A Transita possui 30 caminhões com tanques de aço inoxidável para a movimentação de cloro, combustível (álcool, gasolina e diesel), GLP e produtos químicos de alta densidade. 
No Ceará, apenas a Transita e a Cerama possuem a certificação do Sassmaq, sendo que a primeira é a única que transporta produtos químicos. A Fortes Informática tem, segundo o empresário Ubiratan 
Roberto de Paula Filho, papel importante na obtenção do certificado. Por meio dos produtos Fortes Cargas, Fortes Frota e Fortes AG Financeiro, a Transita conseguiu atender requisitos importantes para obtenção do Sassmaq. Segundo o empresário, as ferramentas foram citadas pela auditoria como um dos pontos fortes para a certificação da empresa. “Foram os sistemas que possuíam as ferramentas necessárias para o controle financeiro, manutenção dos veículos (abastecimento, vida dos pneus, revisão etc) e que facilitava o acesso à informação sobre a carga de cada cliente”, afirma o empresário. 
Não possuir o Sassmaq estava se tornando fator limitante à expansão das operações da Transita. Tradicionais clientes estavam optando por empresas do Sul e da Bahia para fazer o transporte de parte das cargas químicas. O transporte de cloro, por exemplo, representava 50% do faturamento da empresa e foi perdido porque a Transita não possuía o Sassmaq. “Superamos essa perda crescendo em outras áreas, como o transporte de GLP”, diz Ubiratan Filho. 
Com a certificação obtida em dezembro de 2005, a Transita recuperou essa fatia do mercado de cargas e ainda cresceu outros 50%. A qualificação está ajudando a empresa, inclusive, a reduzir o preconceito de potenciais clientes-fornecedores da matéria-prima para as indústrias cearenses. “As empresas do Nordeste que fazem esse tipo de transporte de cargas sofrem muito preconceito das indústrias. Precisamos de maior divulgação e mostrar quem tem a certificação e o que ela é”, afirma o empresário. 

• Ubiratan Roberto Filho (Diretor Administrativo-Financeiro): 

“O Fortes Cargas foi uma aquisição importante para a empresa. Quando iniciamos a busca pela certificação, não tínhamos idéia da abrangência de informações que teríamos que ter. A ferramenta é um investimento que você faz e que atende a muitos requisitos exigidos pelas empresas credenciadoras. Isso é importante quando uma empresa busca ter como diferencial a qualidade. Você é obrigado a ter um controle total da situação. O Fortes Cargas está atendendo a essas exigências. Todas as informações procuradas são encontradas dentro da integração do sistema. Destaco, em especial, a facilidade de se controlar todo o sistema pela Internet. A Fortes Informática não precisa vir fisicamente à empresa para trabalhar em nossos computadores. Isso agiliza muito”. 

• Mara Vasconcelos (Gerente Administrativa-financeira): 

“As informações que circulam dentro da empresa, de departamento para departamento, ficaram mais coerentes Através do Fortes AG Financeiro, dados a respeito das viagens que estavam sendo efetuadas passaram a coincidir com a receita. As informações existiam mas eram pulverizadas e nós tínhamos que ir atrás de cada uma delas. Com a integração do Fortes AG Financeiro com o Fortes Cargas, você tem o faturamento em tempo real, dando-nos um ganho de tempo e agilidade para execução de outras tarefas. Outro ponto positivo é o controle de todas as contas da empresa nos bancos – o que entrou no caixa, o que saiu, o que restou – fazendo com que o nosso saldo, no extrato bancário, passasse a coincidir com as informações que temos no sistema da empresa”. 


• Elvis Leisson (Gerente Operacional): 

“A maior vantagem do Fortes Frota é que o programa facilita o controle da manutenção dos veículos, desde a vida útil dos pneus até quando o veículo foi abastecido e a última vez que passou por uma revisão. Também é vantajosa a assistência que a Fortes Informática nos dá com relação ao programa. Qualquer dúvida ou dificuldade que a gente possa ter, a Fortes responde imediatamente. Com isso, está mais fácil ter acesso a todos os dados da frota. Podemos saber desde as condições de um pneu - desde quando ele entrou na empresa, quantos quilômetros rodou, onde esteve, até o dia de seu descarte – até se o intervalo entre as manutenções dos caminhões está sendo suficiente ou precisa ser alterado. Ter o histórico detalhado de todos os veículo foi visto como um ponto forte para a obtenção do Sassmaq”.




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia