Efeito estufa aumenta em São Paulo




A capital paulista não conseguirá cumprir o acordo de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2012. Pelo contrário – ainda que ligeiramente, os níveis de poluentes lançados na atmosfera nos últimos anos em São Paulo aumentaram.
Economia aquecida, carros mais baratos, cidadãos com mais poder aquisitivo – estas são as causas do efeito estufa na cidade de São Paulo, apuradas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, no Inventário de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa do Município de São Paulo, documento que será novamente publicado daqui a cinco anos.
Divulgados na última segunda-feira (12), os dados do Inventário mostram que cada cidadão paulistano emitiu, em média, 1,5 tonelada de gás carbônico durante o ano passado. A quantidade é bem inferior às emissões registradas em Nova York, por exemplo – onde cada habitante produz seis toneladas ao ano.


Mesmo com o aumento registrado, há especialistas que acreditam que o estudo mostra um avanço no controle de emissões de carbono na cidade de São Paulo. Isso porque, embora a frota de carros tenha aumentado, também cresceu o uso de combustíveis renováveis, como o etanol. No entanto, os transportes são responsáveis por 80% das emissões na cidade.
De acordo com Paulo Saldiva, professor do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, a redução das emissões de carbono só ocorrerá quando os meios de transporte público tiverem eficiência na cidade. “Precisamos parar de emitir sinais contrários, como construir novas pistas na Marginal, e investir em transporte público”, disse.
Além de agravar o aquecimento global, o efeito estufa também se concentra em regiões localizadas, formando ilhas de calor nas cidades. Em São Paulo, o fenômeno é notado nas regiões mais populosas – no centro, que tem as piores condições de trânsito, e nas periferias, onde há um número maior de residências construídas.
*Com informações do Estadão.
(CicloVivo)

Fonte: Mercado Ético



COMENTÁRIOS

Rogerio Godoy Princiotti14/11/2012 às 16:52Seu comentário está aguardando moderação.
Concordo plenamente que as estradas rodoviárias promovem ainda mais uso de veículos movidos a combustíveis fosseis aumentando ainda mais os níveis de poluição.
Sou residente na Cidade de Guarulhos e quando retorno para minha cidade enfrento enormes congestionamentos na rodovia Presidente Dutra. Obrigado a utilizar meu veículo, imagino que se tivesse metrô interligando a minha cidade certamente deixaria o carro em casa.
Conclusão:
Os meios ferroviários de transporte não poluem e imagino que outros municípios vizinhos da capital paulista passam pelo mesmo problema.
Muitas pessoas de Guarulhos e São Paulo utilizam veículos para trabalhos entre estas duas maiores cidades da nosso Estado.
Espero que nossas autoridades trabalhem cada vez mais na busca de alternativas eficazes para reduzir níveis de poluição
Abraço

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia