Requisitos da Norma ISO 14001 2004 –Gestão Ambiental


Sumário

Sumário da norma ABNT NBR ISO 14001:2004 – Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso.

3.1 Auditor

Em um Sistema de Gestão Ambiental, o Auditor é o profissional responsável por verificar se a norma NBR ISO 14001 está sendo devidamente atendida

­­­­

3.2 Melhoria contínua

Em um Sistema de Gestão Ambiental, melhorar continuamente significa dar, todos os dias, um passo em direção aos objetivos Ambientais de uma Organização

­­­

3.3 Ação corretiva

Em um Sistema de Gestão Ambiental, Ação Corretiva é o que se tem a fazer para consertar uma falha existente ou uma não conformidade ambiental


3.4 Documento

Em um Sistema de Gestão Ambiental, entende-se por documento, uma informação inserida em um meio, pode ser papel, arquivo eletrônico, CD, DVD, etc.


3.5 Meio Ambiente

Meio Ambiente é o conjunto de tudo que, afeta as atividades humanas, podendo ser animais, vegetais, solo, água, ar ou condições meteorológicas.



3.6 Aspecto Ambiental

No Sistema de Gestão Ambiental, o Aspecto Ambiental é a empresa pelo ponto de vista do Meio Ambiente, esse aspecto pode gerar um impacto positivo ou negativo.

 

3.7 Impacto ambiental

Impacto Ambiental é o efeito de qualquer tipo de ação sobre o meio ambiente. Qualquer ação pode gerar um impacto positivo ou negativo, significativo ou não.


3. 8 Sistema da Gestão Ambiental – SGA

Sistema de Gestão Ambiental é uma metodologia usada para dirigir uma empresa, usando uma combinação de processos, com o intuito de atender aos requisitos ambientais.

 

3.9 Objetivo ambiental

Objetivo Ambiental é o propósito que se deseja satisfazer pelo Sistema de Gestão Ambiental para atender a Política Ambiental.



3.10 Desempenho Ambiental

Desempenho Ambiental é o atendimento aos Objetivos Ambientais oriundos da Política Ambiental de uma empresa que mantém um Sistema de Gestão Ambiental.


3.11 Política Ambiental

Política Ambiental é uma declaração feita pela alta direção de uma empresa sobre as intenções e princípios em relação as seu Desempenho Ambiental.


3.12 Meta Ambiental

Meta Ambiental é o detalhamento dos requisitos de Desempenho Ambiental resultantes dos Objetivos Ambientais estipulados por uma organização.


3.13 Parte Interessada

Em um Sistema de Gestão Ambiental, Partes Interessadas são as pessoas ou grupos de pessoas interessadas ou afetadas pelo Desempenho Ambiental da empresa.


3.14 Auditoria interna

Auditoria Interna Ambiental é um processo realizado sistematicamente para avaliar o atendimento da empresa aos Requisitos Ambientais estabelecidos.


3.15 Não conformidade

Em um Sistema de Gestão Ambiental, o termo não conformidade é utilizado quando se refere a um não-atendimento de qualquer requisito do Sistema de Gestão Ambiental.


3.16 Organização

Em um Sistema de Gestão Ambiental, Organização é uma empresa pública ou privada que tenha funções e administração próprias.


3.17 Ação Preventiva

Em um Sistema de Gestão Ambiental, Ação Preventiva é toda a ação realizada com o intuito de eliminar a causa de uma potencial não-conformidade.

 


3.18 Prevenção de poluição

Prevenção de poluição significa reduzir o impacto ambiental de uma empresa, evitando, reduzindo ou controlando a geração, emissão ou descarga de poluentes ou rejeitos.


3.19 Procedimento

Em um Sistema de Gestão Ambiental, Procedimento é a forma de alguém se portar na prática de qualquer tarefa. O Procedimento pode ou não ser documentado.

3.20 Registro

Para um Sistema de Gestão Ambiental, Registro é um tipo de documento que fornece provas ou evidências de que algo foi realmente realizado.


4.1 Requisitos do sistema da gestão ambiental – Requisitos gerais

O capítulo 4 da NBR ISO 14001 relaciona as condições mínimas para uma empresa satisfazer os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental.


4.6 Análise pela administração

A NBR ISO 14001:2004 requer que o sistema de gestão ambiental seja apresentado à Direção de maneira ordenada e periódica. Isto é feito na Reunião de Análise Crítica pela Direção.

* Os textos da norma apenas como método didático, não elimina ou dispensa a necessidade de se adquirir a norma original, Para adquirir essa e outras normas, visite o site da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas  (http://www.abnt.org.br/)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia