PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO PARA ECONOMIA DE ENERGIA

O consumo de energia dentro deve ser controlado como qualquer outro elemento de custo dentro da sua Empresa. E também da sua casa.
Um programa bem elaborado de manutenção é um ponto importante de qualquer política de utilização racional de energia elétrica. 

Só é possível administrar o que é medido e quantificado (sábio ditado, não?!). A primeira etapa consiste em implantar meios que permitam a medição e monitoramento dos consumos de energia.

Com as medições, podemos identificar:
  • Dimensionamento de subestações e circuitos elétricos com análise de falha, perda e desperdícios;
  • Entrada de Energia e Transformação;
  • Condições de cabos;
  • Ar condicionado, com manutenção e eficiência;
  • Conforto térmico com isolantes externos;
  • Combustível de geradores;
  • Tipo de lâmpadas utilizadas;
  • Tipos de Equipamentos;
  • Momento de pico de consumo entre 18 e 20 horas – análise de utilização.

O Programa de Manutenção deve ser elaborado e implementado levando-se em conta os conceitos de uso racional de energia, bem como as características próprias do processo produtivo. Os resultados obtidos serão certamente mais que proporcionais ao esforço empreendido neste sentido. 

Com este trabalho, tteremos uma visão per capta e setorial no seu Negócio.

Usamos como base para o uso racional de energia dois conceitos : Produção Mais Limpa e a ISO50000. E o que são elas:

PRODUÇÃO MAIS LIMPA:
Desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), PmaisL é a base do programa de prevenção proposto pelo Programa voltado as nações em desenvolvimento.
O conceito fundamental desta metodologia é a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental, de modo a aumentar a eficiência no uso de matérias primas, como água e energia. A estratégia integra-se aos processos, produtos e serviços e caracteriza-se pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, resultado em benefícios ambientais, ocupacionais e econômicos.
A tecnologia limpa é apontada com a maior vantagem competitiva contemporânea no atual cenário da regulamentação governamental, porém, seu alcance ainda é limitado devido a intrínseca dependência de demanda de um significativo mercado verde.


ISO 50000: - Sistema de Gestão de Energia

Existe um consenso entre especialistas, no mundo todo, de que a questão de energia passou a ser fundamental para as organizações. O reflexo disto é que existe uma variação muito grande no preço e oferta de energia. Esta preocupação foi a grande motivadora da criação desta norma. A ideia da ISO 50001 é que as próprias organizações poderão tomar medidas, independentes de ações governamentais, trazendo benefícios para seus negócios.
O Brasil, através da ABNT, é um dos países signatários da ISO e tomou posição central no processo de construção no processo.
"... é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho de energia, incluindo eficiência, uso, consumo e intensidade de energia..."
"... espera-se que a implementação da Norma leve a redução em custos de energia, emissões de GEE (gases de efeito estufa) e outros impactos ambientais, através da gestão sistemática de energia..."


Então vamos lá. Mãos a obra e ótimos negócios.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia