OHSAS 18001:2007 e o Comportamento Humano


Muitas organizações estão implementando um sistema de gestão da saúde ocupacional e segurança como parte de sua estratégia de gerenciamento de riscos para tratar questões como a mudança de legislação e proteção de sua força de trabalho. Um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional promove um ambiente de trabalho mais saudável e seguro porque é uma ferramenta que permite às organizações identificar de forma consistente e controlar os riscos para a saúde e segurança, reduzindo o potencial de acidentes, melhorando a conformidade legal e o desempenho da organização como um todo.
O que muda? A versão 2007 da OHSAS difere da anterior nos seguintes aspectos:
  • Maior ênfase na importância da “saúde” em equilíbrio com a “segurança”.
  • Foco na segurança ocupacional, sem a distorção da segurança patrimonial e bens etc.
  • Uso do termo “incidente” como referência em vez de “acidente”.
  • A inclusão de comportamento, capacidades e outros fatores humanos como elementos a serem considerados na identificação de perigos, análise de riscos e determinação de pontos de controle e finalmente em competência, treinamento e conscientização.
  • Inclusão de novo requisito para delegação de “controle” como parte do planejamento de OHS.
  • Melhor explicitação da forma de endereçamento das Mudanças de Gestão.
  • Novo requisito de “avaliação de conformidade” alinhado com a ISO 14001 foi introduzido.
  • Introdução de novos requisitos para participação e consulta.
  • Introdução de novos requisitos para investigação de incidentes
Se você gostou deste post compartilhe com o seu networ. E se tem a necessidade de gerenciar o comportamento humano, fale conosco. Somos especialistas em comportamento e segurança.

Comentário
  1. Rogerio Godoy Princiotti08-22-12
    Para certificações da ISO 14001 e OHSA 18001 é necessário atender vários requisitos da norma, alguns requisitos são comuns como a política, resposta a emergências, evidências de treinamentos, requisitos legais, analise crítica etc..
    Quanto a parte comportamental os treinamentos alem cumprir requisitos da norma, eleva o nível de maturidade, maior compreensão e alinhamento dos compromissos com o sistema de gestão.
    Outro ponto que acho interessante ressaltar são as observações e orientações comportamentais de segurança e meio ambiente que deve fazer parte do programa, sem intenção de penalizar, mas sim educar e permitir que todos participem observando um a outro, e esses registros serem instrumentos de indicadores com participação de todos independente da posição ou atividade realizada na empresa.
    Abraço a todos e parabéns.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia