Computadores provocam acidentes de trabalho...


Por Osny Telles Orselli

Essa frase pode causar um certo espanto porém, o termo “acidente” em seu sentido amplo e irrestrito significa:  acontecimento infeliz, casual ou não,de que resulta ferimento, dano, etc., o que justifica a frase acima mencionada.

Durante muito tempo a segurança do trabalho foi vista como um tema que se relacionava apenas com o uso de capacetes, botas, cintos de segurança e uma série de outros equipamentos de proteção individual contra acidentes.

A evolução tecnológica se fez acompanhar de novos ambientes de trabalho e de riscos profissionais a eles associados. Muitos desses novos riscos são pouco ou nada conhecidos e demandam pesquisas cujos resultados só se apresentam após a exposição prolongada dos trabalhadores a ambientes nocivos à sua saúde e integridade física.
A cada nova tecnologia, a cada nova modalidade ou estilo de vida e de trabalho, novos riscos surgem e, para cada risco, sempre devemos ter uma plano de prevenção a esse risco.

Hoje, o setor de segurança e saúde no trabalho é multidisciplinar, incorporando, inclusive, a área ambiental e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais. Indo ainda mais longe, podemos dizer que hoje, toda a adminsitração está voltada a gestão com base na análise de riscos e na prevenção.

O conceito de acidente é compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como conseqüências de acidentes do trabalho. 
A relação homem-máquina, que já trouxe enormes benefícios para a humanidade, também trouxe um grande número de vítimas, sejam elas os portadores de doenças incapacitantes ou aqueles cuja integridade física foi atingida. Entre as máquinas das novas relações profissionais, os computadores pessoais têm uma característica ímpar: nunca, na história da humanidade, uma mesma máquina esteve presente na vida profissional de um número tão grande e diversificado de trabalhadores. 


Diante desses fatos, muitas dúvidas têm sido levantadas sobre os riscos de acidentes no uso de computadores. Entre eles destacam-se os chamados riscos ergonômicos. 

A Ergonomia é uma ciência que estuda a adequação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores e de todas as pessoas, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, quer em seu ambiente de trabalho, quer em todas as suas atividades. 

A legislação trabalhista brasileira já reconhece a importância dessa ciência e dedicou ao tema uma Norma Regulamentadora específica (NR-17). Entre os riscos ergonômicos, aqueles que têm maior relação com o uso de computadores são: exigência de postura inadequada, utilização de mobiliário impróprio, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade. Além desses riscos, as condições gerais do ambiente de trabalho fazem parte da avaliação ergonômica, aqui incluídos o nível de iluminamento, temperatura, ruído e outros fatores que, depois de analisados no local, tenham influência no comportamento dos trabalhadores. 

A exposição do trabalhador ao risco gera o acidente, cuja conseqüência nesses casos tem efeito mediato, ou seja, ela se apresenta ao longo do tempo por ação cumulativa desses eventos sucessivos. É como se a cada dia de exposição ao risco, um pequeno acidente, imperceptível, estivesse ocorrendo. As conseqüências dos acidentes do trabalho desse tipo são as doenças profissionais ou ocupacionais. 
 
A maneira verdadeiramente eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos. Isso se faz, no caso das empresas, com uma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando os riscos. Para padronizar esse trabalho foi estabelecida a obrigatoriedade de os empregadores elaborarem um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conhecido pela sigla PPRA. Esse programa, objeto de uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR-9), estabelece as diretrizes de uma política prevencionista para as empresas. 

No caso específico dos profissionais que têm o computador como instrumento de um trabalho diário, a prevenção dos riscos ergonômicos relacionados ao seu uso deverá ser motivo de atenção e interesse, observando, entretanto, que a legislação e as normas técnicas estão inseridas no contexto maior de uma avaliação completa do ambiente de trabalho. O bem estar físico e psicológico dos trabalhadores reflete no seu desempenho profissional e é resultado de uma política global de investimento em segurança, saúde e meio ambiente. 


Como passar horas diante de um computador sem se “acidentar” ou seja, sem colocar em risco seu sistema musculo esquelético?
Quem já não ouviu a expresão: Estou Morto! Passei horas no computador e minhas costas estão me matando...
Na realidade, as costas ou melhor dizendo, a coluna vertebral é um dos pontos chaves onde encontramos os chamados “males da área da informática”. 
Outro vilão é um conjunto de doenças que se constuma chamar de LER (impropriamente outrora de lesões por esforços repetitivos) que o Ministerio do Trabalho e INSS passaram a denominar de DORT .
Seja por pressão das empresas, seja pelo fascinio que o computador desperta, na realidade, passa-se muito tempo diante de um computador e os riscos para doenças da coluna e membros superiores são muito grandes.
O que muito gente não sabe é que estas doenças , antecipadas por sintomas de dor, fadiga, cansaço ( incluisive visual ) SÃO previsìveis
e, para um fato PREVISIVEL,  deve-se acionar a tão conhecida PREVENÇÃO.
Esses sintomas que geram doenças são altamente incapcitantes e a partir de um certo ponto,.... IRREVERSIVEIS !  
No último estágio da doença, Você, aleijado, pode ficar incapacitado até para pentar o seu cabelo !!

De maneira resumida e numa linguagem bastante simples, aqui vão os principais itens que compõem as chamadas:
DICAS PARA QUEM QUER EVITAR OS SINTOMAS E DOENÇAS DO COMPUTADOR

•Torne seu ambiente de trabalho agradável, seja na empresa seja em casa ou num cyber café...

•Faça pausas de alguns segundos a cada 50 / 60 minutos 

•Insista na sua empresa  para contratar um profissional habilitado para um programa de ginástica laboral

•Evite reflexos nos seus olhos e na tela do computador se for de vidro, provenientes de janelas e luminárias diretas. Use LCD ou uma tela antiofuscante profissional ( aquelas que apenas escurecem não funcipnam)

•Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.
 

•Evite bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário 

•Mantenha a correta regulagem da altura do assento e espaldar 
(encosto) da cadeira

•Evite apoiar seus cotovelos em superfície dura ou na mesa, principalmente evite apoiar seu braço em cantos vivos. Use pequenas almofadas, se necessário enquanto não adota uma mesa de bordas arredondadas 

•O antebraço deve ficar alinhado em angulo de 90 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada. 


• Mantenha a cabeça diretamente acima dos ombros e quadris, com o pescoço relaxado.

• Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente,
mantendo a curvatura natural da coluna lombar.

• Use uma cadeira verdadeiramente ergonômica. 

• Os cotovelos devem situar-se em um ângulo reto ( 90 graus )  confortável, com os antebraços em posição paralela em relação ao solo.

• A parte superior da tela do seu monitor deverá estar ao nível dos olhos e a uma distância equivalente ao comprimento do braço estendido.

• Os punhos devem estar descontraídos e confortáveis, sem flexionamento perceptível. 

• Posicione o teclado no mesmo nível dos cotovelos. Use um descanso para o punho no teclado de no mínimo 8,5 cm de largura. Use um mouse pad com descanso para o punho principalmente se V trabalha em CAD. Se desejar experimente um “arm rest” de 4 barras.

• Organize seu posto de trabalho que deve ser silencioso. Se copia textos, use um facilitador de leitura. Finalmente não use talas rígidas para o punho. Suportes de punho sem tala, leves, de elástico ou de neoprene antialérgico, flexíveis, podem ajudar.

• Mude de posição com freqüência e faça intervalos periódicos para caminhar ou "esticar o corpo". Utilize a ginástica do gato.

• Mantenha seus ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo. 

• Jamais deixe seus pés suspensos. Os pés devem estar bem plantados ou apoiados em descansa apoio para os pés, articulado / móvel , no sentido rotacional (de preferência associar a rotação com a translação), evitando assim compressão de pernas e má circulação. Os pés apoiados também ajudam a reduzir a pressão sobre as costas

• Utilize melhor o espaço que você tem na superfiie de trabalho seja a mesa, a bancada ou a escrivaninha. Pense em seu posto de trabalho e otimise o máximo possível sua utilização.  A area em frente ao seu corpo que compreende a largura dos seus braços e profundidade até seus ante braços é a melhor para ser utilizada.
O computador CPU, e o monitor não devem ocupar este local NOBRE: A CPU pode ficar perfeitamente em lugar separado, sobre um cantinho vertical ( não é o melhor ) ou sob a mesa ou melhor, sobre o piso utilizando um suporte com rodízios para abrigar a CPU vertical ( rodízios para facilitar a manutenção )

•O monitor deve ficar suspenso por dispositivo de braço articulado deixando apenas o teclado e todo este espaço nobre para a calculadora, dicionários, manuais, textos etc que são consultados com frequência para a conseclusão do seu trabalho no computador.
Se não for assim esses acessórios de trabalho vão ficar ao lado esquerdo ou ao lado direito do monitor fazendo com que V estique seus braços e corpo muitas vezes ao dia causando esforços na sua musculatura esquelética desnessarios.

• Na medida da disponibilidade, mantenha a altura de sua mesa de trabalho compatível com sua estatura adquirindo uma mesa com um dispositivo de ajuste através de uma manivela. A mesa pode ser de um tampo, ou dois tampos ( telemarketing ) e os tampos podem ser retamgulares, trapezoidais ou triangulares com ou sem reetrrancia frontal.

E, ainda: 

• Não se dependure nos ônibus, não fique em filas sem apoio, não use água fria e mantenha sua boa postura em todas as ocasiões!

• A Cadeira: Lembre-se que uma cadeira pode ser bonita, mas precisa ser ergonômica e mecanicamente correta. Devem atender as normas da ABNT e NR 17, mas isso não é o bastante.
Super resumo: Espuma com densidade controlada ponto a ponto e testes de durabilidade, bordas arredondadas de grande raio, assento com no mínimo 46 X 46 cm, espaldar pequeno ou com protuberância na lombar com mecanismo de contato permanente; revestimento 100 % poliéster ou 100 % lã, mas de trama fina.  
Deve-se evitar revestimento fixado à sua estrutura por grampos. 
Pistão a gás classe 5. Bases de Nylon 6 com fibra de vidro injetadas em uma peça só. Rodízios ou deslizadores de Nylon; Apóia braços devem ter regulagem de altura e devem, literalmente, sustentar os ante braços, com largura (mínimo 80 mm), e comprimento (250 mm).  Regulagem da largura entre os apóia braços para os mais fortes (Parece óbvio, mas a maioria dos apóia braços não apóia os ante braços!)
A garantia deve ser de cinco anos. Quem garante mais de cinco anos, desconfie. Há fornecedores que garantem os pistões a gás por 15 anos ou pela vida da cadeira. Quem dá a garantia é a fábrica do pistão. 
É bom lembrar que a maioria dos conselhos acima vale para cadeiras para treinamento, escolas, salas de espera, cadeiras fixas tipo longarinas de consultórios, auditórios e para hotéis, hospitais, clínicas, etc.


Hoje, nas empresas, já existem os "Comitês de Ergonomia" que contam com a participação de profissionais multidisciplinares estudando e organizando "ergonomicamente" a melhor forma física operacional dos setores.
É um trabalho maravilhoso compartilhado e estudado entre as equipes de saúde com os fisioterapeutas, os condicionadores físicos, os médicos, os enfermeiros e, juntamente com esse pessoal da área de saúde, estão os TST técnicos de segurança e os engenheiros ( como nós ) : engenheiros mecânicos, com especialização em segurança do trabalho e ergonomia formatando e cuidando da "prevenção do acidente" com computadores e com todo tipo de má adequação postural. 
Essa prevenção deve ser levada a sério, não apenas no ambiente de trabalho mas sim, em todas as atitudes das pessoas. 
Seguindo  esses conselhos, sempre fazendo as pausas necessárias, inclusive com a simples "ginástica " do GATO e com muita hidratação, você estará evitando problemas graves para sua saúde  aumentando e assegurando uma qualidade de vida melhor.

Osny Telles Orselli - eng. Mecânico, eng. se Segurança, especialista em administração de empresas e pós graduado em Ergonomia.

Fonte: Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia