Ergonomia - Como Levantar e Manusear Cargas


Por eng. Osny Telles Orselli

A quem se destina :

· A trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado ,especialmente com manuseio ,levantamento e carregamento de cargas dentro da empresa

· A trabalhadores que executam atividades fisicamente pesadas fora da empresa .



Orientação:


A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:

1. Limite de peso – ninguém deveria levantar mais que 25 Kg ( carga colocada em um plano a 75 cm do piso ) , ou 18 Kg ( carga colocada no chão )

2. O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio : aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.

3. Técnicas para se fazer esse esforço : a mais adequada é aquela que você tiver mais prática ;não há problemas em pegar uma carga de até 18 Kg do chão com as costas arqueadas ;também não há problema em pegar essa mesma carga agachado .Respeite as características individuais : se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho , provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas .Quando a carga for muito volumosa ,a melhor técnica é semi – agachada :você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco .

4. Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .

5. Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais ,cargas próximas do corpo , a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega . Caso seja mais frequente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só , os limites podem ser bem menores.

6. Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido e fletido .Isso pode acarretar sérias consequencias para sua coluna , inclusive com risco de hérnia de disco .

7. Ao pegar uma carga , erijeça os músculos ,de forma que eles ,de antemão , estejam preparados para o valor da carga que será levantado.

8. Controle as condições do piso .Muito cuidado com escadas ,com locais acidentados e , ao transportar cargas muito volumosas , que comprometem sua visibilidade.

9. Nunca carregue mais que 30 kg .

10. Ao carregar uma carga ,nunca coloque –a sobre a cabeça ,.cargas compactas (tipo bateria de carro ) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo .Prefira dois volumes ,com alça ,carregando-os um de cada lado do corpo.

Limites de peso a serem levantados:

· Na posição agachada a carga a ser pega do chão:15 Kg

· Nas melhores condições :23 Kg ( carga elevada ,próxima do corpo ,com boa pega ,sem rotação lateral do tronco ,pequena distância vertical entre a origem e o destino , menos que uma vez a cada 5 min.);

· Fora das condições acima : calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH( National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional)

· Quando as cargas mais pesadas ( mais de 10 Kg ) forem elevadas por apenas uma das mãos , a clínica del Lavoro, Itália ,sugere multiplicar o valor encontrado por 0,6.

Os três cuidados posturais mais importantes:

· Pegar a carga simetricamente ,evitando ao máximo qualquer torção da coluna lombar e qualquer rotação lateral do tronco ;

· Aproximar a carga do corpo e elevá-la o mais próximo possível do corpo;

· Evitar movimentos bruscos .

Os cuidados posturais complementares:

· Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso ;

· Antes de pegar um peso ,enrijecer a coluna ,de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe ;

· Preferir pegar um peso de cada lado do corpo ,do que o peso de um só lado (é preferível pegar e carregar duas malas mais pesadas do que apenas uma );

· Ao pegar uma carga mais pesada ,respirar fundo e prender a respiração(este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna );

· Certificar –se das condições do piso , a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.

Cuidados no transporte de cargas:
· Nunca carregar cargas na cabeça ,pois isso leva à degeneração dos discos da coluna cervical ,com tendência aumentada de cervicobraquialgia ( é bom lembrar que nessa região os espaços intervertebrais são muito estreitos e o carregamento de cargas na cabeça pode reduzi-los mais ainda );

· Na medida do possível deve –se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço ;

· Outra medida importante é o uso de correias e cinturões ,principalmente no transporte de móveis .Há controvérsias quanto ao uso de cintas lombares .

3-DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE PESO RECOMENDADO

È indicada em situações de levantamento manual de cargas .Trata-se do critério estabelecido pelo NIOSH em 1991 ,segundo o qual o limite de peso que o trabalhador é capaz de levantar com segurança é de até 23 KG ,nas melhores condições (25Kg segundo a Comunidade Européia ).E essas melhores condições são definidas assim:carga próxima do corpo ,carga a ser pega elevada –cerca de 75 cm de altura do piso, carga a ser pega simetricamente ,com boa pega que permita segurá-la em preesão da mão, levantamento de uma pequena distância entre a origem e o destino e frequência de levantamento não maior que uma vez a cada 5minutos.

O grande mérito da fórmula do NIOSH é o fato de estabelecer multiplicadores (sempre iguais ou menores do que 1,0),de tal forma que , à medida que a carga está mais distante do corpo o multiplicador diminui ; o multiplicador também diminui à medida que a carga é pega muito embaixo ou muito no alto, quando o levantamento é muito frequente , quando não há pega adequada para as mãos e quando o esforço tem de ser feito assimetricamente.

Assim é que ,muitas vezes ,para uma determinada situação , o limite de peso recomendado é de apenas 4 Kg!!!

Do resultado da divisão entre o peso real da carga e o LPR(Limite de peso recomendado )resulta o Índice de Levantamento .

Segundo o NIOSH, situações em que o índice de levantamento é menor que 1,0(ou seja ,quando o peso da carga está abaixo da LPR), a chance de lesão osteomuscular é muito baixa ;quando se situa entre 1,0 e2,0, a chance é moderada ; acima de 2,0 a chance de lesão é alta ,tão mais alta quanto maior for o Índice de Levantamento.

CRITÉRIO DO NIOSH PARA ESTABELECIMENTO DO L.P.R.
(LIMITE DE PESO RECOMENDADO)
EM SITUAÇÕES DE LEVANTAMENTO MANUAL DE CARGAS

Equações para cálculo

LPR= Cc x FDH x FAV x FDVP x FRLT x FFL x FQPC

Cc-constante de carga (23 Kg) 

FHD- fator distância horizontal do indivíduo:25/H
FAV-fator altura vertical da carga ;1-(0,003 x [Vc-75])

FDVP-fator distância vertical percorrida desde à origem até o destino :(0,82+4,5/DC)

FRLT-fator rotação lateral do tronco :1-(0,0032 A)

FFL-fator frequência de levantamento 

FQCP-fator qualidade da pega 

Assim:

LPR=23 x (25/H) x 1-(0,003 x [Vc-75] x (0,82+4,5/Dc)x1- (0,032 A ) x (Tab A)x(Tab B)

Publicação Niosh

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia