COMDEMA e Corpo de Bombeiros propõem criação de Brigada contra Incêndio






Na manhã de anteontem, 2 de maio, na sala de reuniões da prefeitura, o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa e Meio Ambiente, juntamente com o Corpo de Bombeiros, representado pelo 1° tenente André Elias, reuniu-se com empresários e presidentes de associações como Álvaro Bernardino, da ACONDA, com a finalidade de expor a necessidade da criação de uma Brigada de Incêndio que vai auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros, especialmente no que tange a incêndio de mata ou vegetação, ao qual o município de Arujá está especialmente exposto devido a sua composição territorial, uma vez que mais de 50% da sua área é composta por mata preservada.

O presidente do COMDEMA José Henrique lembrou ainda que a criação da Brigada é uma exigência do Estado para certificar o município no Verde-azul. "No entanto, nós não queremos ter uma brigada, apenas e tão somente para cumprir a exigência do Verde-azul. É importante termos uma brigada verdadeiramente atuante. Nossa cidade possui parques industriais, é cortada por duas rodovias importantes, em breve teremos o rodoanel, sem falar que estamos situados em rota de avião e, em caso de acidente, não estamos preparados para um evento de médio ou grande porte".

André Elias frisou que, atualmente, o Corpo de Bombeiros de Arujá possui 15 efetivos que atuam em sistema de revezamento de cinco homens por dia, para atender as ocorrências de Arujá e Santa Isabel. "Nossa prioridade é atender e salvar vidas. Se ocorre um acidente grave com pessoas presas em ferragens e, ao mesmo tempo, um incêndio em vegetação, nossa prioridade será atender as pessoas. Nesses casos, a brigada agirá no incêndio efetuando o primeiro atendimento ao sinistro. Essas pessoas serão treinadas por nós e estão preparadas para atuar", explicou, lembrando ainda que as brigadas são preparadas para ajudar em acidentes de grande porte. "Quando um acidente de grande porte acontece, nós precisamos estar preparados para saber o que fazer exatamente. Como resgatar as pessoas? Para onde leva-las? Que materiais vamos precisar e aonde obtê-los rapidamente? Essas são respostas que precisamos ter, de pronto, quando isso acontece, senão fica uma porção de gente tentando ajudar, mas ninguém sabe o que e como fazer, sem falar que uma brigada preparada pode conter o incêndio ainda em pequena proporção. A notícia que nos deixa mais felizes é quando as pessoas ligam dizendo que nós não precisamos mais agir porque o incêndio já foi controlado. Isso quer dizer que os danos foram pequenos e que não houve vítimas".

SIEG de Guarulhos é um exemplo

Como uma Brigada de Incêndio que funciona foi citado o SIEG – Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos – o qual funciona muito bem. "É uma união de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e iniciativa privada, na qual cada um contribui com o que tem de melhor, e funciona", garantiu o tenente.

O SIEG - Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos e Região, foi fundado em 20 de Abril de 2004 com a finalidade de assegurar e fortalecer o parque industrial de Guarulhos e Região, onde muitas empresas de diferentes seguimentos, com áreas classificadas ou não, mantêm a preocupação com os riscos inerentes do seu próprio processo produtivo e que tenham um potencial de riscos a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Devido a estas preocupações um grupo de empresas da região de Guarulhos, juntamente com o órgão oficial como o Corpo de Bombeiros, julgou-se necessário a constituição do grupo que se chamaria SIEG ( Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos ), com o objetivo do aprimoramento técnico, a troca de informações e do conhecimento integrado dos riscos potenciais de cada empresa, onde são definidas as ações de modo rápido e com coordenações eficientes.

Com as participações das Empresas e dos Órgãos Oficiais o Sistema fica em constância integração, desde a comunicação até em controles de emergências, O SIEG incentiva o aprimoramento do conhecimento técnico através de palestras, cursos, simulados e treinamentos que vêm contanto com a participação de especialistas em determinados seguimentos..

O Sieg e constituído por 10 empresas e 03 Órgãos Públicos e contará com um número ilimitado de sócios, podendo filiar-se as pessoas Jurídicas que preencherem aos requisitos que estão descrito em estatuto.

O Sieg conta com a mobilização de recursos disponíveis e possíveis das empresas e dos órgãos públicos, as empresas que estão diretamente envolvidas, poderão ser acionadas para o apoio mútuo durante 24h, de forma a contribuir para obter o êxito na(s) práticas em que forem acionadas; todas as empresas participantes deverão cumprir o que for acordado na reunião de coordenação. Evitando-se, assim, improvisos imprevistos. Fonte: http://www.sieg.net.br


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia