Cetesb multa mais de 750 motoristas em fiscalização de fumaça preta

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizou, no último dia 14.08(quarta-feira), o 2º Mega comando de Fiscalização de Fumaça Preta em 21 pontos do Estado de São Paulo. Na Baixada Santista, a fiscalização ocorreu em Santos e Cubatão. No total, 757 motoristas foram multados em R$ 1.162,20 por emissão excessiva de poluentes. Caso o motorista seja reincidente, esse valor será dobrado. Como a autuação é ambiental, o infrator não recebe pontuação na habilitação.

De acordo com a Cetesb, os caminhões, ônibus, vans e picapes que utilizam combustível diesel respondem por cerca de 29% das 4.460 toneladas de material particulado lançadas anualmente na atmosfera na Região Metropolitana de São Paulo.

Para identificar os problemas, os fiscais da Cetesb usam a Escala de Ringelmann e o opacímetro. No método Ringelmann, é utilizado um cartão com um furo no centro, onde há cinco padrões de cinza para que se compare com o que é solto pelo caminhão. Nos dois tons mais claros, não há penalidade.

Já o opacímetro é um instrumento óptico que mede a quantidade de fumaça emitida por um veículo movido a diesel. Quanto mais fumaça, maior é o valor da opacidade medida. Segundo a Cetesb, é bem mais rigoroso que a Escala de Ringelmann. Estando a cor da fumaça igual à escala 3, 4 ou 5, o veículo é multado. Ambos os métodos de medição são regulamentados por lei.

O mega comando ocorreu dentro da Operação Inverno 2013, que teve início em junho, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para ampliar a fiscalização da emissão de poluentes nas estradas. 
O Megacomando ocorre dentro da Operação Inverno 2013, que teve início em junho deste ano
Abordagem

Em Barueri e Sorocaba houve comando com parada obrigatória dos veículos a diesel, com abordagem feita por policiais militares e técnicos da Cestesb, onde também aconteceu a medição da fumaça preta expelida pelos escapamentos com o veículo parado. Nos demais 19 pontos, distribuídos pela Região Metropolitana de São Paulo, interior e litoral, a fiscalização foi realizada com o veículo em movimento.

Balanço

No 1º Mega comando, ocorrido no dia 12 de junho, 1.212 veículos diesel foram multados. No ano passado, um total de 19.333 veículos foram autuados nas ações de fiscalização.

Segundo a Cetesb, nos últimos anos, o percentual de veículos a diesel emitindo fumaça preta em excesso no Estado de São Paulo caiu em mais de 30%, sendo que, atualmente, verifica-se uma desconformidade aproximada de 7% em São Paulo.

Redução da multa

Para incentivar a manutenção corretiva do veículo, o valor da primeira multa pode ser reduzido em 70%, desde que se comprove que houve a sua reparação em uma oficina pertencente ao Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel, que a Cetesb desenvolve desde 1998.



(Fonte: A Tribuna - 14/08/2013)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia