Surfistas criam lixeira flutuante para recolher lixo do oceano


para os animais, tudo que se move, é alimento
Nesta época de muito calor, você vai à praia, se refresca no mar e se delicia com uma garrafa de refrigerante. Você abre a garrafa, pega a tampinha e a arremessa no mar. Depois de beber todo o conteúdo da garrafa, ao invés de colocá-la na lata do lixo, você a larga na areia ou também a arremessa no mar... Todos os dias milhares de toneladas de lixo são jogados ao mar. Esses resíduos, a maioria não biodegradáveis, possuem grande capacidade de dispersão por ondas, correntes e ventos, podendo ser encontrados no meio dos oceanos e em áreas remotas. A poluição marinha cresce e como consequência animais se emaranham no lixo flutuante ou até mesmo ingerem o material pensando se tratar de alimento; muitos se sufocam e morrem.
estômago de ave repleto de material plástico
Animais se emaranham em redes
O lixo marinho depositado nas praias








Cansados de encontrarem tanto lixo ao praticar surf, dois surfistas australianos resolveram fazer alguma coisa para ajudar a limpar os oceanos. Andrew Turton e Pete Ceglinski largaram seus empregos e resolveram criar uma tecnologia a partir de materiais reciclados que funciona com o mesmo conceito da caixa do filtro de piscina. É uma “Lixeira marinha” para ser adaptada à marinas e docas.



Como funciona?

Possuindo um design simples, ela cria um fluxo de água que suga lixo (incluindo garrafas, óleos, papel, combustível e plástico) em um saco de fibra natural flutuante, e em seguida, bombeia a água livre de detritos. Cada “Lixeira” tem a capacidade de recolher até 1,5 kg de lixo por dia, o que equivale a meia tonelada de lixo coletado em mais de um ano.

Segundo o Sr. Ceglinski, portos e clubes náuticos são o lugar ideal para começar a limpar o oceano, porque eles combinam altos níveis de atividade humana com a poluição de óleo e combustível. A intenção é que a invenção irá impedir materiais tóxicos de flutuar em oceano aberto, onde podem degradar e ser comidos pela vida marinha.

Andrew Turton e Pete Ceglinski em seu estúdio com o protótipo da lixeira marinha. Foto: Seabin Project

A proposta foi levada pelos surfistas inventores australianos à Mallorca, na Espanha, onde se encontram muitas marinas e a proposta está ganhando força rapidamente. É um projeto que tem tudo para dar certo, e com investimento adequado poderá tomar proporções maiores e quem sabe os dois inventores possam produzir esta lixeira marinha em uma maior escala, para varrer os oceanos do lixo que jogamos...

Assista aos vídeos mostrando como funciona a lixeira marinha em nossa página de vídeos!
22/12/15

Por Cláudia Monteiro

Fontes: http://www.abc.net.au/ e http://www.seabinproject.com

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia