Ferrramentas para análise e gerenciamento de riscos. PARTE 1

Nesta semana resolvemos falar um pouco sobre algumas ferrramentas para análise e gerenciamento de riscos.


Objetivos : Conhecer as principais técnicas para análise de riscos. Compreender a inserção das técnicas de análise de riscos no processo de gerenciamento de riscos.

Vamos abordar algumas delas

Técnicas de identificação de perigos

What-If / E se... (WI)

What-If / Checklist (WIC)

Técnicas de Análise
APR - Análise Preliminar de Riscos e APP Análise Preliminar de Perigos

Análise de modos de falhas e efeitos – FMEA

Análise da operabilidade de perigos (HAZOP)



Vamos lá, começaremos falar  sobre WHAT IF - E SE (WI)

Trata-se de uma técnica de análise qualitativa e geral, de simples aplicação, cuja utilidade é possibilitar uma primeira abordagem para identificação de riscos. Pode ser utilizada no projeto, na fase pré-operacional ou na produção, não sendo limitada às empresas de processo. O WI tem como objetivo: 
• Identificar, através dos fluxogramas disponíveis, os perigos presentes nas instalações, em projetos ou estruturas existentes. 
• Identificar problemas operacionais. 
• Relacionar as diferentes ações de melhorias complementares que permitem obter um nível de segurança aceitável. 
• Pesquisar com profundidade possíveis desvios.

A técnica é desenvolvida por meio de reuniões entre duas equipes e elaboração de questionamentos através de suposições. E se....?. As indagações devem incluir os procedimentos, instalações e processos da situação analisada e podem ser livres ou sistemáticos. No questionamento livre, as perguntas podem ser totalmente desassociadas. Já no sistemático, o objetivo das perguntas é focado em pontos específicos como um martelo. A equipe responsável pelas indagações conhece e está familiarizada com o sistema analisado e deve elaborar, antecipadamente, as questões com a finalidade de nortear as discussões. A utilização periódica do procedimento garante um bom resultado no que se refere à revisão de riscos do processo. Com a aplicação do What-If, uma ampla quantidade de riscos e possíveis soluções é identificada através do estudo de desvios, estabelecendo, ainda, um consenso entre as áreas de produção, processo e segurança, quanto à forma mais segura de operacionalizar a produção. O relatório dos procedimentos oferece um material facilmente compreensível que pode ser utilizado para treinamentos e base para revisões futuras. De Cicco e Fantazzini (2003) sugerem alguns passos básicos para a sua aplicação: 

a) Formação do comitê de revisão – montagens das equipes e seus integrantes. 
b) Planejamento prévio – planejamento das atividades e pontos a serem abordados na aplicação da técnica. 
c) Reunião organizacional – com a finalidade de discutir procedimentos, programação de novas reuniões, definição de metas para as tarefas e informação aos integrantes sobre o funcionamento do sistema sob análise. 
d) Reunião de revisão de processo – para os integrantes ainda não familiarizados com o sistema em estudo. 
e) Reunião de formulação de questões – formulação de questões “O QUE – SE...”, começando do início do processo e continuando ao longo do mesmo, passo a passo, até o produto acabado colocado na planta do cliente. 
f) Reunião de respostas às questões (formulação consensual) – em sequência à reunião de formulação das questões, cabe a responsabilidade individual para o desenvolvimento de respostas escritas às questões. As respostas serão analisadas durante a reunião de resposta às questões, sendo cada resposta categorizada como: – a resposta aceita pelo grupo tal como submetida; – resposta aceita após discussão e/ou modificação; – aceita- ção postergada, em dependência de investigação adicional. O consenso grupal é o ponto chave dessa etapa, quando a análise de riscos tende a se fortalecer. 
g) Relatório de revisão dos riscos do processo – o objetivo é documentar os riscos identificados na revisão, bem como registrar as ações recomendadas para eliminação ou controle dos mesmos.

Exemplos de aplicação da técnica WI Sequência de atividades que devem ser realizadas para acionar o compressor para encher o pneu de ar:
• Verificar se os registros estão fechados.
• Drenar reservatórios.
• Verificar correias de transmissão.
• Definir o nível de óleo do cabeçote.
• Armar o disjuntor e ligar a botoeira.
• Aguardar enchimento do reservatório e desligar o compressor.
• Abrir registro de saída de ar.
• Posicionar e regular a pressão na posição desligar.
• Encher o pneu. 
a) Questão – E se os registros não estiverem fechados? Resposta – Acarretará vazamentos. Recomendação – Fechar os registros. 
b) Questão – E se o usuário não conhecer o sistema? Resposta – Poderá causar danos ao equipamento ou lesões a sí ou a terceiros. Recomendação – Usuários habilitados ou não habilitados antes de ligar o sistema devem ler os procedimentos.
c) Questão – E se o dreno estiver entupido? Resposta – Acumulo de água e envio de ar umedecido para o sistema que poderá danificar a pressão e os registros. Recomendação – Proceder desentupimento ou trocar registro do dreno.

Considere a atividadelavar roupa utilizando a máquina lavadora automática.
a) Listar a sequência de atividades para lavar 5 kg de roupa utilizando a lavadora de roupa automática.
b) Utilizando a planilha WI, indicar na primeira coluna cada uma das atividades listadas no item anterior.
c) Para cada uma das atividades fazer a pergunta: O que aconteceria se _____? e preencher todas as colunas da planilha.

Fonte: e-Tec Brasil - Gerenciamento de Riscos

Continuaremos a falar sobre  What-If / Checklist (WIC)





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia