Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é diferencial para carreira profissional Atribuição de engenheiro de segurança do trabalho é garantida após a conclusão de curso de especialização.


Alunos participam de aulas de campo (Foto: Divulgação/FAAT)

Diante de disposições legais com a segurança do trabalhador, das normas administrativas na prevenção de acidentes nas empresas, como, por exemplo, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o profissional engenheiro de Segurança do Trabalho tem sido muito requisitado pelo mercado.

Além do exercício da atividade nos setores da construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, energética, entre outras, o engenheiro de Segurança do Trabalho está habilitado também para atuar em consultorias e para o desenvolvimento e gestão de projetos relacionados à área.
Estudantes têm aulas no laboratório (Foto: Divulgação/FAAT)

Segundo Thadeu Alfredo Farias Silva, engenheiro eletricista, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em segurança do trabalho, “considerando que riscos ambientais existem em toda atividade profissional, é possível destacar as não conformidades mais comuns nas instalações comerciais, industriais e de uso comum e, visando a aplicação de cada Norma Regulamentadora (NR), pode-se identificar a demanda de serviços necessários para suas adequações”.

A qualificação por especialidade nas graduações em engenharia permite a resolução de alguns desses problemas, porém, há de se suprir outro tipo de demanda, que é a do profissional capaz de reconhecer, avaliar e controlar as condições perigosas e os fatores humanos no ambiente de trabalho, evitando-se acidentes ou danos à saúde do trabalhador. Este profissional é o Engenheiro de Segurança do Trabalho, que será capaz de apresentar laudos das adequações e programas de redução de risco.
Curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho é diferencial para a carreira profissional (Foto: Divulgação/FAAT)

Para se habilitar ao exercício da profissão, engenheiros e arquitetos necessitam, obrigatoriamente, concluir um curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A FAAT, instituição de educação superior que conta com cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Arquitetura, está iniciando o oferecimento do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho, tendo como objetivo a formação de profissionais aptos a se destacarem no concorrido mercado de trabalho.


As inscrições para o novo curso de pós, com duração de 18 meses e início em outubro, já estão abertas. As aulas serão presenciais, aos sábados, das 8h às 16h. A FAAT conta com programa de descontos especiais para ex-alunos, empresas, escolas (professores da rede pública e privada), órgãos públicos, sindicatos e associações parceiras, além de auxílio-transporte para residentes em outros municípios.
O campus da instituição abriga modernas salas de aula, laboratórios de informática e de engenharia de última geração, mais de mil computadores com acesso à internet, biblioteca com mais de 40 mil exemplares, Centro de Pesquisas (CEPE) e espaços de convivência.
A FAAT está classificada pelo MEC entre as melhores faculdades do Brasil, com notas muito acima das obtidas pelas demais instituições de ensino superior da região e desempenho equiparado ao das grandes universidades públicas brasileiras.

Mais informações e inscrições: http://www.faat.com.br/cursos/

Fonte : G1

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia