Afinal, o que é ODS? - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 Você já reparou que muita gente anda falando por aí sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Mas, afinal, o que são esses objetivos e de onde isso surgiu?

A gente não quer bagunçar muito sua cabeça, mas antes de explicar os ODS, precisamos te contar sobre os ODM! Calma, é simples!!! Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2000, com meta se serem atingidos até 2015. À época, estava em jogo os seguintes eixos temáticos:

Esses objetivos emergem dos estudos que a ONU realiza há décadas e que já foram apresentados em várias conferências, tal como: Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992), Johanesburgo (2002) e Rio+20 (2012). Trata-se, portanto, de uma agenda global importantíssima para os países, em especial os em desenvolvimento, melhorem a qualidade de vida das pessoas. 

A experiência desses 15 anos de ODM revelou também uma série de novas questões sociais que necessitavam de mais atenção. Por isso, em 2015 o PNUD elaborou novos objetivos e metas, o tal do ODS, com meta até 2030 e organizado na seguinte maneira:

Mas… eis a grande questão: Como realizar esses ODS até 2030?

Já estamos caminhando para 2020 e temos mais 10 anos pela frente, mas o tempo voa e por isso precisamos nos unir! Para atingirmos as metas de cada objetivo desta agenda global até 2030, a Rede Brasil do Pacto Global criou a campanha O Futuro que a Gente Quer  junto com empresas do setor privado que trabalham em prol dos ODS. Nós, da Aventura de Construir, também estamos fazendo parte desta jornada colaborando para que as metas sejam atingidas através de nossas atividades que trabalham com os ODS 1, 4, 5, 8, 10, 11, 13 e 17.

Ficou curioso? Vem ver o vídeo com a história completa dessas pessoas aqui.

Nós próximos meses a Aventura de Construir também irá contar um pouco mais sobre cada uma dos objetivos que trabalhamos e a relação de cada um com nossas atividades. Acompanhe nossas redes e fique por dentro dessa agenda global!!!


Fonte: Aventura de Contruir

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia