Licenciamento Ambiental e Fiscalização

Veja Apostila

Licenciamento Ambiental e Fiscalização

O Meio Ambiente sofreu, por muito tempo, com a atividade predatória do homem, que estimulado por sua ganância, retirou-lhe, de forma irresponsável, sem controle ou planejamento, as riquezas naturais, em busca de um lucro.
A resposta da natureza para essas atividades foi catastrófica e, a partir das três últimas décadas , os Governos mundiais passaram a se preocupar com meios legais de defesa contra a degradação ambiental.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, ao dedicar, de forma inovadora, todo um Capítulo ao Meio Ambiente, impôs como obrigação da sociedade e do próprio Estado, a preservação e defesa do Meio Ambiente.Diga-se, no entanto, que pouco antes disso, atividades econômicas das quais pudessem resultar intervenções no Meio Ambiente estavam submetidas ao controle dos Poderes Públicos.
Desde a Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, o licenciamento ambiental é um dos mais importantes instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, para o controle de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras.
É importante ressaltar que o licenciamento é basicamente uma atividade a ser exercida pelo Poder Público Estadual, segundo a legislação citada e conforme os ditames da Resolução CONAMA nº 237, de 18 de dezembro de 1997.
No Estado de Pernambuco, o licenciamento está a cargo de seu Órgão Ambiental : a Companhia Pernambucana do Meio Ambiente – CPRH.
A importância do licenciamento ganha maior amplitude, quando se considera que neste Estado, especificamente, na região do Araripe, são desenvolvidas atividades integrantes da cadeia produtiva de gesso e que a natureza deste ramo de atividade tem potencial indicativo de degradação ou poluição ao meio ambiente.
Neste contexto, esta apostila surge como uma das ações para o fortalecimento e o aprimoramento do licenciamento ambiental na região do Araripe, em 5 (cinco) de seus Municípios (Araripe, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade).
O referido documento foi desenvolvido, especialmente, para capacitação dos atores envolvidos na implantação e funcionamento do Posto Avançado da CPRH no Município de Araripina – PE e em atendimento ao Termo de Referência nº 173.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia